sexta-feira, 30 de março de 2012

Brasil - Cidade - População urbana;realidades

De cada 100 brasileiros, aproximadamente 80 vivem em cidades. Apesar do ritmo de urbanização estar declinando no Brasil, ainda ocorre a transferência de população rural para o meio urbano. Os grandes e médios centros urbanos do Brasil, convivem com uma série de problemas sócioculturais, ambientais e econõmicos; engarrafamentos; geradores de fumaça e ruidos que interferem na vida das pessoas; volumosa produção de lixo, o que exige espaço para o seu depósito e cuidados com seu manejo; carência de áreas verdes para lazer e entretenimento das pessoas;especulação imobiliária e ocupações irregulares nas encosta de ladeiras e morros, fundo de vales e mananciais.
Por outro lado; a oferta de trabalho e negócios; concentra recursos financeiros e consumo maior;promove soluções para as dificuldades que fazem parte do cotidiano.
Entenda-se que urbanização NÃO É sinônimo de crescimento das cidades. O termo descreve o AUMENTO DA PROPORÇÃO da população urbana que mora na cidade em relação a parcela que vive na zona rural - em vários casos, ocorre a urbanização SEM um real crescimento da cidade - isso é causado pelo êxodo rural - a busca por melhores condições de vida. O que é uma ilusão, na maioria das vezes. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: