segunda-feira, 2 de abril de 2012

BRICS - O Brasil nas questões mundiais

Na 4a.Cúpula do BRICS, que ocorreu na semana passada na India, e reuniu os emergentes; Brasil, Rússia, India, China e África do Sul, o Brasil foi contundente nas questões internacionais; Defendeu a busca pela paz na Palestina, na Siria e ao direito do Irã em desenvolver seu programa nuclear para fins pacificos.
Defendeu mudanças na ONU, ou melhor, mudança no Conselho Permanente de Segurança, que como sabemos 5 paises tem cadeira cativa ou seja mandam, vetam e dão rumo aos problemas mundiais, EUA, Rússia, China, Inglaterra e França que tem poder de veto nas questões de segurança.
O Brasil tem condenado as sanções de forma indiscriminada e repudia as violações dos direitos humanos - entendemos que adotar restrições econômicas e financeiras, como tem acontecido, provoca a deterioração das relações entre os paises, como caso a Coréia do Norte, o Irã e a Siria.
O Brasil é favorável as pesquisas nucleares para fins pacificos. Na Siria, o Brasil apoia qualquer negociação para obter a paz, não apoia, como não apoiou a intervenção externa na Libia no passado. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: