quinta-feira, 5 de abril de 2012

Usinas hidrelétricas na Amazônia !

As Usinas hidrelétricas em construção na Amazônia, Jirau e Santo Antonio, no rio Madeira, Teles Pires, na fronteira entre Mato Grosso e Pará e futuramente Belo Monte no rio Xingú, sempre criticadas por impactos ambientais, vão tentar obter certificação junto a Convenção do clima da ONU para gerar créditos de carbono.
O protocolo de Kyoto,criou em 2005 o MDL-Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para apoiar projetos de REDUÇÃO DE EMISSÕES em paises em desenvolvimento.
Funciona assim; o empreendedor submete um pedido ao governo, dizendo que seu projeto de energia renovável ou reflorestamento AJUDARÁ a evitar a emissão de certa quabtidade de CO2. Atestada a sustentabilidade do projeto, o governo envia para VALIDAÇÃO pela Convenção do Clima das Nações Unidas. depois de validado o projeto ganha o direito de emitir CERs (Certificado de Redução de Emissões) que serão COMPRADOS por paises desenvolvidos com metas de redução de CO2 (pelo Acordo de Kyoto). Isso dá ao país o direito de POLUIR o equivalente aos créditos comprados pelo MDL.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: