quinta-feira, 13 de outubro de 2016

África: historiografia

A cultura africana deve se observada sempre no plural,haja visto sua existência milenar e a sua imensa diversidade nas línguas,religiões,tipos e modelos de sociedade,regimes políticos e atividades econômicas.
A história africana durante séculos foi escrita é contada pelos colonizadores e exploradores europeus,somente agora,os africanos estão exercendo o direito de contar a própria história.
Assim,o esforço para recuperar a sua história tem sido imenso e está acontecendo de uma forma própria,sem a influência do ocidente branco,"dono da história oficial"
Agora é contada através das tradições orais,o que não significa a ausência da tradição escrita.
Raramente utilizam textos e imagens,seus ritos,por exemplo,são repassados pelas gerações mais antigas,discutida e interpretada de forma a preservar seus elementos originais
Nem só da civilização egípcia,a mais conhecida e difundida cultura africana,constitui o legado deste continente:Reino do Congo,Berberes,Bantos,Soninkés,Songai,Dogons é muito mais,produzem um espetacular mosaico étnico,linguístico e cultural.

Africanos NÃO são "bons"selvagens.

No fim do século XIX, europeus organizam o domínio do continente africano e a sua partilha - Conferência de Berlim,onde suscitou grande discussão ideológica e científica para justificar a inferioridade dos povos africanos,os bons e maus selvagens,aliados e inimigos da mesma"cor".
Era a "missão civilizatória" - muito semelhante com o que ocorreu na Ásia e América Latina.
Coincidência?
A corrente ideológica com base cientifista foi o Darwinismo Social de viés racista.Sim,as teorias de Charles Darwin aplicadas ao mundo,como a da evolução das espécies.Adeptos do Darwinismo Social, o "colonizador"quiseram transferir o mesmo raciocínio para o âmbito das civilizações e culturas.E conseguiram!Raças com superioridade civilizacional e raças inferiores que necessitavam de ajuda.
Era umaverdade?nunca foi.
Fronteiras impostas,colocou num mesmo território diversas etnias e nações,logo o conflito foi instalado e as disputas produziram guerras tribais,controles de territórios,escravidão,submissão e ódio entre iguais.O arco e a flecha,a borduna e a lança são substituídas pelas armas automáticas,de precisão e certeiras,treinar para matar iguais!
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele,pela sua origem,ou por sua religião.Para odiar,as pessoas precisam aprender e se podem aprender a odiar,podem ser ensinadas a amar"(Nelson Mandela).
A maior herança ou legado do "colonizador"foi o Apartheid,política racial imposta pela minoria branca sobre a maioria negra,notadamente na África Meridional.Herança branca.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.


Nenhum comentário: