quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Movimentos sociais num mundo em mudanças.

"O futuro não pode ser uma continuação do passado,há sinais,tanto externamente quanto internamente,de que chegamos a um ponto de crise histórica.As forças geradas pela economia tecnocientifica são agora suficientemente grandes para destruir o meio ambiente,ou seja,as fundações materiais da vida humana e a própria estrutura da sociedade humana.Nosso mundo corre o risco de explosão e implosão.Tem de mudar.Isso também significa que algumas das fundações sociais da economia capitalista estão na eminência de ser destruídas pela erosão que herdamos do passado humano"-Era dos Extremos -Éric Hobsbawn,pág 562.
São fatos;
Conflitos internos associados a disputas étnicas,extremismo religioso,terrorismo,tráfico de drogas,de armas e o crime organizado.
Movimentos sociais intensos da sociedade pela busca das demandas sociais,por uma melhor atuação do Estado com a saúde,geração de emprego,poluição,ética,democracia,corrupção,transparência e liberdade para  uma maior participação da sociedade civil em atos públicos,nas consultas populares amplas,como o referendo,o plebicito.
Alguns exemplos recentes.
Egito e Líbia por independência da opressão em governos autoritários que foram depostos.Mubarak e Gadafi.
Espanha e Grécia contra altos impostos e cortes de orçamento na área social,exigindo outras saídas para as crises econômicas.
Ou do passado;
Primavera de Praga (Tchecoslovaquia).Luta por um socialismo com face mais humana.
França: estudantes nas ruas para defender o "direito de pedir o impossível" e "proibir as proibições"para deleite dos conservadores franceses,e eles não são poucos.
Brasil:atos contra o AI no.5, Diretas Já!
EUA: Protestos contra a guerra do Vietnã e a luta pelos direitos civis dos negros.
Movimentos sociais são expressões claras pela busca de demandas.Projetam sentimento de pertencimento social,moralidade,(in)justiça contra privações,exclusões,sobrevivência e identidade.
Assim como o protesto social,que são ações esporádicas demonstram que o povo,as pessoas se educam na luta em comunidade,luta pedagógica,é um espaço permanente de aprendizado (Prof.Moacir Gadotti).Assim, a escola tem um papel importante,precisa se abrir para a população,ir a ela,aprender com ela.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Recomendo a leitura: Crianças de Grozni,um retrato dos órfãos da Tchetchenia.Asne Seierstad.Titulo original em Norueguês;De Krenkede.2008.

Nenhum comentário: