quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Etiópia:sem guias e sem donos,este povo produziu uma fantástica expressão de liberdade.

A Etiópia,no passado Abissínia,está localizado no "Chifre Africano",é um dos mais antigos países do mundo;Escapou,junto com a Libéria,da colonização européia,embora muito cobiçada pela Itália no século XIX,por motivos óbvios,seus abundantes recursos naturais e humanos.Apenas entre 1935/6 a 1941,foi dominado pela Itália,que não conseguiu transformá-la numa colônia,com a colaboração britânica,venceu a saga italiana.
No passado foi uma Monarquia,hoje uma República.
Muito populosa,possui imensas riquezas naturais,entre elas o Rift.
Fez uma guerra recente,década de 90,numa disputa por litoral no mar Vermelho,com a Eritreia,perdeu a guerra e o litoral para os Eritreus.

"Um mosaico de etnias"- conhecida como o "Museu dos Povos" vivem neste país mais de 70 etnias e que falam 100 línguas e dialetos.Uma riqueza cultural comparável às grandes civilizações.Essas etnias coexistem com línguas,culturas e religiões diferentes! Um acervo incalculável!
Dentre essas etnias,uma se destaca,o OROMO,que constitui a maioria,cerca de 34% da população,a segunda mais numerosa é a AMHARA(Abissínios)com 27% da população, mas é a etnia TIGRAYNS,que com 6% da população controla e domina a economia e a política do país.
Segundo a Anistia Internacional,a etnia OROMO,tem sido implacavelmente perseguida por fazer oposição ao governo.Calcula-se que 5000 oromos foram presos desde 2011,sob pretextos vagos(Anistia Internacional).
O grande impasse vividos pelos oromos está ligado a um plano de integração e expansão da capital,Addis Abeba, sobre o seu entorno,e assim invadindo terras de agricultores oromos,essa expansão envolve cerca de 1,5 milhão de hectares.A finalidade é para atender a demanda industrial do país,segundo o governo.
Ainda sobre a etnia OROMO:
-Os oromos se intitulam como Nação,
-São considerados"sujeitos coloniais"onde lhes é negado o acesso igualitário aos recursos econômicos,políticos e culturais;
-Sua língua é falada por cerca de 25 milhões de pessoas na Etiopia,Somália e Quênia e usa um alfabeto latino.Até 1974, a Etiópia proibia qualquer escrita na língua OROMO.Publicar e transmitir em OROMO era proibido.
O povo OROMO uma maioria estranha em seu próprio país?(Prof.Asafa Jalata-Prof.de Sociologia e Estudos Africanos e Globais-Universidade do Tennessee-EUA).
Entre os locais Oromo,um ritual muito difundido e praticado: é a Cerimônia do Café-beber um mínimo de três xícaras de café,é uma honra especial e um sinal de respeito ,ser convidado para a casa de alguém para participar desta cerimômia.
No mais,a Etiópia enfrenta seus inimigos permanentes:seca,fome,pobreza,guerras,disputas internas,refugiados,perseguições e crises humanitárias,que devassam a região do Chifre Africano(Etiópia,Somália,Eritreia e Djibouti).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Quer saber mais?
Fontes:
Prof.Asafa Jalata- Universidade do Tennessee-EUA
Povos e Culturas Africana- Sebrae-Brasil
Wikipedia.org.Wiki Arte/Cultura.
Google.com
Http/Witravel.org/Etiópia.



Nenhum comentário: