quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cáucaso:Uma longa história de conflitos.Antes e depois da guerra fria.

A Abkhazia(Abcasia ou Abecasia) está situada no noroeste da Geórgia numa área excepcional,partilhada
entre montanhas e o litoral do mar negro,num clima subtropical em que a altitude é determinante para a vida dos locais e suas atividades econômicas,que vai do turismo a uma agricultura variada.
Abecazios e Georgianos são dois vizinhos muito diferentes,pelas raízes históricas,culturais e pela mentalidade nacional e que foram unidos pelo Império Russo no passado.
Pode-se afirmar que" Uma cultura separada e governada por outra cultura".
Os conflitos étnicos e políticos marcam a relação entre essas etnias.
Os abecazios exigem a saída da Abkhazia da República da Geórgia que hoje é um Estado Unitário e expressam um preocupação em relação a uma política nacionalista,a xenofobia e a intolerância desde 1918 quando foram incorporados como parte da nova nação e que tudo passava para o controle da nascente URSS.
Já a Ossetia do Sul,situada no Cáucaso do Sul(Oblast)está de fato independente da Geórgia pelo menos é assim visto pelo locais,que são de maioria russa,e onde os georgianos são minoria.Éuma Província pró Rússia,separada da Geórgia desde os anos 90.Os conflitos entre ossetas e georgianos foram intensos até o início da década de 90.Em 26 de agosto de 2008, a Rússia reconhece a Ossétia do Sul como uma região independente - Geórgia rompe relações diplomáticas com a Rússia e tem apoio dos EUA.
À Ossétia do Sul está na rota de transporte de petróleo e gás natural na fronteira russa - a Rússia controla grande parte da energia vendida na Europa numa rota Mar Cáspio/Mar Negro.
A estratégia geopolítica da Rússia é não deixar a Geórgia e aliados exercerem influência na região.
No futuro,Ossetia do Sul,pode se unir a Ossetia do Norte,um novo estado, de maioria de ossetas de origem russa.
Para uma leitura complementar;
-Meridiano 47/2008/08/31
-Resistir.Info.
-Marxista.com/Guerra
-IgniteaPprel.com
-Educacional
Recomendo:Diário de Guantánamo-os detentos e as histórias que eles me contaram.Mahvish Rukhsana Khan.Editora Larousse.1a. Edição - 2008.

Nenhum comentário: