sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Água: um recurso que deve estar sempre em função das necessidades das pessoas.

Se toda a água da Terra coubesse em um balde de 10 litros,a água doce disponível seria o equivalente a apenas 13 gotas!
O consumo dessas 13 gotas vem crescendo mais que o número de habitantes do planeta.
Entre 1900 e 2000 a população mundial aumentou 3,6 vezes,enquanto que o consumo da água cresceu de 500Km3 por ano para 5000Km3 por ano,aproximadamente.
O desafio: encontrar alternativas sustentáveis aos atuais modelos de produção e consumo.
Em relação na água; Concentração e dificuldade de acesso. Poluição.Desperdicio e excesso.Aumento de custo.
No Brasil estão cerca de 12% da água doce do mundo e mesmo abundante sua distribuição é irregular.Na Amazônia,com baixa concentração populacional,possui 80% da água.O Sudeste Brasileiro,com a maior concentração populacional do País tem 6% do total da água disponível.
No Brasil, os aquíferos destacam-se mundialmente:
Aquífero Alter do Chão - maior reserva de água doce do mundo,abrange três estados amazônicos - Amazonas,Pará e Amapá e se estende numa área de 437 mil quilômetros quadrados com um volume de água de 86 mil quilômetros quadrados.
Água pura - rochas arenosas,o que permite uma filtragem de recarga de água na reserva subterrânea pouco profunda,num clima equatorial chuvoso em área pouco ocupada pela população amazônica.
Aquífero Guarani - segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo,abrange 8 Estados brasileiros(MT,MS,GO,MG,SP,PR,SC e RS) e parte dos países platinos: Argentina,Uruguai e Paraguai.numa área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados e com um volume de água próximo a 45 mil quilômetros quadrados.
Qualidade da água em risco constante por ser uma região densamente povoada é ocupada economicamente.Problemas com o flúor,metais pesados e inseticidas usados na agricultura.
Fonte:ANA(Agência Nacional da Água)
Hélio Mattar,do Instituto Akatú.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar 

Nenhum comentário: