quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Crianças Desenraizadas;Qual será o seu futuro?

Crianças no mundo foram desenraizadas(arrancadas,extirpadas,tiradas) do meio em que nasceram e foram criadas.São milhares delas:50 milhões de desenraizadas,28 milhões estão fora de casa devido a conflitos e guerras.10 milhões estão sob proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados(ACNUR).O mundo nunca esteve tão pior para os mais frágeis em tempos de "paz".
45% dessas crianças são oriundas de dois países: Afeganistão e Síria, a maioria com menos de 11 anos de idade - uma verdadeira geração de sem rumos.Como superar suas perdas e traumas para uma readaptação e integração a uma nova realidade?Qual o custo disso tudo?As repercussões psicológicas nessas crianças são imensas e não podem ser negligenciadas.Violações dos direitos humanos,o maior patrimônio delas é a própria vida,mais do que solidariedade,o mundo é das pessoas.
No próximo dia 19,vai ocorrer nos EUA, a 1a. Cúpula sobre Refugiados - garantir a escolarização das crianças desenraizadas.Qual o futuro para essas crianças?Acesso à escola onde ela estiver,em Calais(França),Grécia,Turquia,Líbano,Palestina,Jordania e em outros tantos acampamentos de refugiados.Acesso à escola!
Segundo a Fundação Malala e a Universidade de Cambridge,quase 2/3 dos 4 milhões de crianças de todo o mundo não frequentam nenhuma escola.
Na escola; estaremos combatendo: afogamentos em travessia por mar,subnutrição,desidratação,tráfico,rapto,violação sexual,trabalho infantil,discriminação e xenofobia.Logo,vale a pena!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: