quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Georgia:"A força está na união"

Um territorio situado no leste europeu,uma terra montanhosa,com um clima ameno e um litoral voltado para o mar negro, um territorio disputado no passado por persas,romanos,bizantinos,árabes,mongóis,turcos e russos. A Geórgia resistiu a todos eles!
Berço dos reinos independentes da Cólquida e Ibéria,cujas orientações religiosas vinham do paganismo,adotaram o cristianismo no século IV,logo após a cristianização do seu vizinho,a Arménia.
Na história religiosa mundial são os divulgadores do cristianismo,um fato relevante para o mundo cristão.
A história mais recente;
Em 1801 a Geórgia foi incorporada pelo Império Russo.
Em 1917,com a revolução de Fevereiro obtém uma conquista importante(março pelo calendário ocidental) com a queda da autocracia russa do Czar Nicolau II,o último Czar a governar o Império Russo e em seu lugar veio uma República Liberal. A Geórgia ganha autonomia.
Em outubro de 1917(novembro no calendário ocidental),ocorreu a. Revolução,o partido Bolchevique,liderado por Lenin,derrubou o governo e impôs o governo socialista soviético.
A Geórgia,era governada pela social democracia(Menchevique).Em 1921,os russos invadem a Geórgia e instalam o regime Bolchevique.Era o expansionismo soviético e visava controlar territórios que haviam sido parte da Rússia Imperial que se estendeu até setembro de 1924,com um governo pró soviético.
Até 1936,  Geórgia constituía a República do Transcáucaso(Geórgia,Arménia,Azerbaijão),quando foi abolida,surgindo assim a República da Geórgia, uma das Repúblicas Socialistas Sovieticas(URSS).
Em 1991 a URSS deixa de existir e as quinze repúblicas começam a agir como Estados soberanos,entre elas a Geórgia.
Na Geórgia,dos georgianos,as etnias abecasios e ossetas,separatistas e que contam com o apoio da Rússia se opõem ao domínio da Geórgia,e veio a guerra e a violência interétnicas.
A Abkhazia(Abecazia) e a Ossetia do Sul,hoje são duas regiões independentes de facto,com um reconhecimento internacional limitado.
Os conflitos entre a Geórgia e os separatistas foram intensos entre 1990 e 2000.
No dia 8 de agosto de 2008,na abertura da Olimpíada de Pequim,deu-se o início do mais recente conflito armado entre a Geórgia e a Rússia.A tese russa,defender os cidadãos russos que vivem nessas regiões independentes.
Não há surpresas,com pesquisa e leitura é possível apontar para conflitos antes mesmo do fim da ex-URSS.
Questões em jogo: gás natural e petróleo oriundos do mar Caspio(Azerbaijão)-rota de gasodutos,que passa na região,aliança da Geórgia com a OTAN,mais crises sociais,política,étnicas e econômicas,no setor energético e do turismo.
A maioria dos Países membros da ONU consideram a Abekhazia e a Osseti do Sul como parte da Geórgia.
Concluo na próxima postagem.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: