terça-feira, 15 de novembro de 2016

15 de novembro de 1889.Golpe?

A pedido de inúmeros seguidores,faço um relato sobre o regime monárquico no Brasil e os 58 anos de D.Pedro II no poder. O regime monárquico no Brasil termina em 1889 quando foi deposto D.Pedro II.Monarquia reflete  atraso?A República não?Depende.Compare os 10 países mais honestos do mundo com os 10 países mais corruptos e sistema de governo.Com certeza,muita surpresa pela frente você vai encontrar.
Na educação brasileira, a grade curricular,via de regra sempre tendeu para o sistema republicano e aí,nos depararmos com surpresas nessa comparação entre os sistemas monárquico e republicano.Atraso econômico,uso do dinheiro público,impostos,golpes,ditaduras,saúde,educação,segurança pública,empregos,são bons indicadores para comparar os dois sistemas.

A 1a.Constituição do Brasil é de 1824 - Monarquia Constitucional com governo centralizado,com Senado e Câmara de Deputados.Com poderes:Executivo,Legislativo,Judiciário e Moderador.


O apogeu do sistema monárquico no Brasil deu-se entre 1850/1860.Em seu reinado de 58 anos,D.Pedro II viveu momentos conturbados:Guerra do Paraguai(1865/1870),alto ônus econômico,social e político e abre grandes espaços para os adversários do regime monárquico.Fazendeiros,políticos,jornalistas,intelectuais lançam o Manifesto Republicano de 1870 era um sinal do declínio do regime monárquico: aristocracia escravista,abolicionistas unidos aos republicanos,crise com a Igreja Católica e com o Exército culmina com o golpe militar de 15 de novembro de 1889.
As forças de sustentação de D.PedroII,abandonaram o regime monárquico: tanto civis como os militares.
Sobre D.Pedro II,algumas curiosidade:era declaradamente contra o regime de escravidão e vinha sendo extinta de forma gradual;Não era gênio,mas inteligente,nos livros se refugiava e fugia do mundo real;Sua erudição surpreendia filósofos e pensadores;dizia que gostaria de ser professor,direcionar mentes e preparar homens era a maior missão dentro de uma sociedade em movimento.
Fontes:(Brasil 1889 Laurentino Gomes. História Política,Rafaella Santos.Textos Livres,a leitura inteligente,por diversos autores).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar





Nenhum comentário: