quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Curiosidades do regime monárquico no Brasil no reinado de D.PedroII(1840/1889).

Neste longo período monárquico foram muitas as questões enfrentados por D.Pedro II - oposição dos cafeicultores do oeste paulista;D.Pedro II era declaradamente contra o regime de escravidão:dizia ser"uma vergonha nacional".A escravidão vinha sendo extinta de forma gradual:Lei do Ventre Livre (até os mais pobres tinham escravos) e culminou com a lei Áurea; agricultores sentiram-se traídos pelo regime monárquico,os escravocratas (agricultores e fazendeiros) conspiram,era a vingança.Foram chamados de "republicanos de última hora".Foi o golpe fatal,as forças de sustentação da Monarquia começavam a abandonar o "barco". D.Pedro II enfrentou essa luta contra poderosos fazendeiros por 40 anos,desde 1848.
Outras questões foram acrescida neste processo; Centralização da Monarquia,apesar da Constituição de 1824; Caráter Hereditário;Vitaliciedade do Senado;Sistema político excludente sobre a maioria da população.
Por outro lado, a história aponta para conquistas importantes nesse longo Reinado;
-Em 1840, 92% da população era analfabeta, em 1889 essa porcentagem era de 56%.
-Notável incentivo à educação; construção de escolas e faculdades.
-Primeiro país da América Latina a ter ensino especial para deficientes auditivos e visuais.
-O Brasil era 4a. economia do mundo em 1880, com um crescimento médio da economia era de 8,81 ao ano entre os anos de 1860/1889.
-Entre 1850//1889 a inflação média era de 1,08% ao ano.
-Eram 14 impostos cobrados dos contribuintes em seu Reinado.
-Foi o 9 Maior Império da História 
Machado de Assis,escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras disse; "Quanto às minhas convicções políticas,tenho duas: uma impossível é a república de Platão e a realizada é a Monarquia,e como brasileiro,peço aos deuses(também creio nos deuses) que afastem o Brasil do sistema republicano".
Fontes: Biblioteca Nacional,Acervo do Museu Imperial de Petrópolis,Museu Histórico Nacional (acervo)
Biografia: As barbas do Imperador,Imperador cidadão.Laurentino Gomes 1822 e 1889.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: