quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Emigrantes africanos e asiáticos;uma busca eterna.

O século XX e em especial este inicio do século atual,reforça uma pergunta inevitável; O que tem levado africanos e asiáticos deixar seus continentes de origem em direção à Europa?
O crescente aumento das desigualdades socioespaciais entre nações,que é brutal,vem causando há muitas décadas fluxos mais intensos de migrantes ilegais em direção do continente europeu.
As restrições à essas entradas,incentivam o caráter clandestino desses deslocamentos precários,explica as tragedias;milhares de mortos resultantes de afogamentos no mar Mediterrâneo.A proximidade geográfica é um dos fatores preponderante para explicar esses naufrágios,além de outros aspectos sócio econômicos que funcionam como poderosos fatores de repulsão populacional,alimentando os fluxos,como o desemprego,o baixo nível de renda,conflitos armados,intolerância religiosa.
A pergunta inevitável; Como isso se deu?Afinal,são dois imensos continentes,com imensos recursos naturais,inigualáveis até! Civilizações brilhantes! Legados inquestionáveis;Tudo perdido?
Vamos buscar no passado,parte da resposta:Dominação européia.
Na África ocorreu uma devastação da população nativa,na economia e nas culturas locais;Os colonizadores deslocaram várias tribos de suas terras para dar lugar a construção de minas,plantations exportadores onde a maioria trabalhavam num regime de trabalho compulsório,outros como semi escravos e escravos.Desorganizaram o cultivo de alimentos de subsistência,trazendo o desabastecimento e a fome.Instituiram cobrança de impostos em economias não monetárias; impuseram a língua e a cultura européia,disseminaram a crença de que povos africanos eram inferiores aos povos brancos,além da discriminação racial dos negros,como o conhecido apartheid.Um legado trágico.
Na Ásia várias potências usufruíram dessa partilha:Inglaterra,França,Bélgica,Holanda,Alemanha,Portugal,Japão,EUA,Rússia.Foi diferente e mais complexo do que o praticado na África.Alguns países já se faziam presentes no século XVI,caso de Portugal,outros nos séculos subsequentes,França,Holanda e Inglaterra e assim estimulou rivalidades entre essas potências "colonizadoras".
No Sudeste asiático e Oriente Médio - França e Inglaterra.Apenas a Tailândia era um Estado independente.
Japão:Coréia e Manchuria.
EUA:Havaí,Guam e Filipinas.
Rússia:Sibéria,China,Afeganistão,Coréia e Persia(Irã).
Guerras e invasões: Iraque,Afeganistão,Israel,Síria,Kuweit.Conflitos de todas as ordens marcaram e marcam a história Afro-asiática.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: