quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Marrakesh - COP 22- Impasses e incertezas.

A COP 22 realizado recentemente no Marrocos trouxe mais incertezas; O acordo de Paris,assinado por 193 países prevê no seu texto que todas as nações signatárias se comprometem a limitar o aquecimento global "a bem abaixo" dos 2 graus centígrados a temperatura da atmosfera terrestre até o final do século XXI. Será possível?Tomara que sim.
O texto também refere-se a um investimento de 100 bilhões de dólares por ano em investimentos em energia limpa nos países em desenvolvimento.Será possível?Quem vai contribuir efetivamente?
Lembramos que o acordo está em vigor.
Cada nação escolhe as ações e metas que lhe convêm.Cada nação apresenta seu projeto e promete cumpri-lo.
A COP 22 aponta para: defesa dos países mais desprotegidos,a grande maioria,daí ações solidárias,porque esses países são os mais sensíveis às mudanças climáticas,no caso os mais pobres,muito embora,como o aquecimento tem uma escala planetária,atinge à todos.Ricos e pobres são perdedores num planeta mais quente.
Para Action AID,ONG internacional; A questão financeira é o maior impasse:os países mais pobres não tem como enfrentar os impactos das mudanças climáticas,sem financiamento externo.
Sem cortes drásticos nas emissões dos países ricos não haverá chance alguma de diminuir o aquecimento global,ficar abaixo dos 2 graus centígrados.
"O aquecimento global é um invenção dos chineses para tornar a indústria americana menos competitiva".
"Resultados científicos que mostram aumento da temperatura média do planeta causado pela ação humana são contestados por determinados países".Tudo em nome do capital.
Raiz de muitos males: Amor ao dinheiro,a ganância está destruindo o planeta.A sociedade mundial teme que ocorra como ocorreu com o Protocolo de Kyoto,quando os EUA se recusou a ratificar o Protocolo e abriu caminho para que outros países saíssem do compromisso de redução de emissões de CO2,casos do Japão e Canadá.
A COP 23 será realizará nas Ilhas Fidji - uma nação que corre risco de desaparecer do mapa,engolfada pelo oceano Pacifico.
 



Dom Paulo Evaristo Arns - O Cardeal da Esperança,o Cardeal da Liberdade,o Cardeal da cidadania.
Na vida religiosa:Autor do Projeto Brasil Nunca Mais,junto com o pastor presbiteriano Jaime Wright,documento audacioso que denunciou os crimes do Estado brasileiro contra presos políticos durante a ditadura militar no Brasil(1964/1985).
Criou a Comissão Brasileira de Justiça e Paz que articulou denúncias contra abusos do regime militar em 1972.
Criou em 1985 a Pastoral da Infância,com apoio da irmã Dra.Zilda Arns.
Defensor da dignidade humana e dos direitos inalienaveis da pessoa.
Um testemunho da vida franciscana:Serviu aos irmãos neste mundo.
"Sempre será filho de colono e de seu povo"
Estamos todos,um pouco mais triste.Dom Paulo mudou de endereço.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: