quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ÉOLO - Deus do vento: Aeolicus - Um recurso inimaginável.

Na mitologia grega Éolo/Aeolicus, o vento sempre foi uma fonte inesgotável de energia para a sociedade humana com
suas inúmeras variantes.
O moinho de vento,por exemplo foi inventado na Persia(Irã) no século V é usado para bombear água para a irrigação - os mecanismos básicos desta variante não mudou através dos séculos - o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba - aerogeradores.
Uma fonte inesgotável e abundante; Os ventos(ar em circulação)existe em TODA a superfície do planeta,pois é gerado pelas diferenças de temperaturas,que ocorre entre a terra(continente) e o mar(oceano):entre planície e montanha:baixa latitude e alta latitude:entre estações do ano.
Em muitos lugares o vento é unidirecional e estável,sem rajadas - que significa produção o tempo todo,intermitente.
Os maiores produtores de energia éolica são China,EUA,Alemanha,Espanha,Índia,França,Itália,Reino Unido,Canadá e Portugal.O Brasil,está entre os maiores potenciais de exploração,contribuindo também com uma matriz energética mais diversificação e menos poluidora. O Brasil pode no médio prazo ficar atrás apenas da China,Alemanha e EUA.Hoje são 322 usinas com capacidade de produzir 8,12 gigawatt,o que corresponde a 5,8%da matriz nacional e abastece 6 milhões de residências (Abeeolica-Associacao Brasileira de energia éolica).
Avanços tecnológicos tornarão o Brasil mais competitivo,uma energia que pode ser mais barata,com geradores mais eficientes,vão reduzir seus custos,ficando atrás apenas das hidrelétricas,assim será bem vindo ao consumidor industrial,serviços e residências.
Avanços marcantes na história desta fonte de energia inesgotável é a produção de torres mais altas,passando de 50 metros para 120 metros atuais,permitindo captar ventos mais velozes - a potência das máquinas triplicam!Sao comuns no mar do Norte,por exemplo.
Os desafios: 
Prejuízos ambientais;privatização de áreas comunitárias para criação de parques eólicos e a dificuldade na transmissão de energia.
Produção:
Maiores produtores do Brasil,são Rio Grande do Norte,Ceará,Bahia e Piauí - energia produzida o tempo todo,no litoral,no agreste e no sertão - são os ventos regulares Alísios de Nordeste.
O potencial por região:Nordeste 75,0GW,Sudeste 29,7GW,Sul 22,8GW,Norte 17,8GW e Centro Oeste 3,1GW.
Destaque na região Sul o s Parques eólicos de Osório no Rio Grande do Sul e Palmas no Paraná pelo pioneirismo.
O Brasil tem como objetivos: aumentar a segurança energética,reduzir emissões de gases do efeito estufa e gerar empregos.
Curiosidade: a primeira turbina de energia éolica no Brasil foi instalado em Fernando de Noronha em 1992.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: