quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Fontes renováveis de energia é um caminho sem volta.

Estamos muito próximos de sairmos de um modelo apoiado nos fósseis para um modelo apoiado nos renováveis: energia solar e energia eólica.O avanço da geração de energia solar e eólica esta dando um fôlego à um mercado emergente em todo o mundo; armazenamento de energia.Como não é possível ESTOCAR sol e vento,o desafio é desenvolver tecnologias capazes de GUARDAR a energia gerada por essas fontes quando elas estiverem disponíveis e a demanda for baixa.
O armazenamento contorna uma grande desvantagem dessas fontes limpas de energia,como são INTERMITENTES,só funcionam como energia suplementar.Logo,é preciso investir em formas de se GUARDAR essa energia.Universidades,Institutos de Pesquisas Avançadas e Empresas energéticas e indústrias estão realizando inúmeras pesquisas de como armazenar essa energia.
- uso do ar congelado
-teste com hidrogênio 
-uso de antigos de petróleo para armazenar água comprimida.
-baterias.
Tudo caminha para o uso de baterias em larga escala, e assim um novo desafio; seus impactos sociais e ambientais serão inevitáveis.
O desafio não é produzir energia.Não será o armazenamento.Nào será a transmissão.Será o descarte,principalmente das baterias.
Para complementar; a energia solar deverá ser a maior fonte de eletricidade,todas as pesquisas apontam para tal.A previsão é de que 15% da energia consumida no mundo virá do Sol até 2040.A geração de energia solar vai saltar dos 4% atuais para cerca de 30% em 2040.Até lá,15% de toda a energia consumida no mundo virá do Sol.Causas:
-Reduzir emissões combinadas com outras fontes,gerando a queda nos preços da tecnologia,fator importante para a expansão da energia solar e eólica.
Uma potência emergente em energia solar e eólica: Brasil.
Este país,situado em plena zona tropical,92% do território em baixas latitudes,onde os raios solares incidem com um mínimo de inclinação,um imenso território de mais de 8 milhões de Km2,tem um potencial de energia solar de 6,30 KWh/m2.
No clima semi árido,grande parte do agreste e sertão nordestino,combina-se a baixa latitude,resultando em incidência solar solar intensa com reduzida variação ao longo do ano(baixa amplitude térmica),baixa nebulosidade,reduzida perda de radiação por reflexão.Uma autêntica fábrica com material prima inesgotável.
O perigo,insisto,estará no uso de baterias para armazenamento dessa energia.
Vamos acompanhar.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: