quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Fórum Mundial de Davos.O que se espera?

Uma nova ordem econômica?
Um capitalismo global com força inovadora e dinâmica?
Mudanças com estabilidade nas sociedades que enfrentam toda ordem de problemas econômicos,políticos e sociais?
As desigualdades serão eliminadas do cenário mundial ou pelo menos minimizadas?
É o bem comum?
É bom não esquecermos que o bem comum é um recurso o qual todos têm direitos iguais e compartilhados.A princípio está noção poderia incluir terra,água,minerais,conhecimentos,pesquisa científica,software e muito mais.Ou não?
Mas sabemos que parte destes recursos tem sido cercado,confiscado pelos Estados,quanto pelos interesses privados e tratados como qualquer outra forma de capital.Assim,a maioria da sociedade humana tem sido privada da nossa riqueza comum.Lamentavelmente.
Há raríssimas exceções como as florestas coletivas no Nepal e na Romênia.Ou a Internet, Wikipedia,o Linux,por exemplo.Mas são exceções à regra geral.Nao desistir nunca.Resistir é preciso.
Preocupa o aprofundamento das desigualdades como espinha dorsal dos problemas do planeta;
Em 2016 62 bilionários detinham 50% da riqueza mundial.Hoje esse número se reduz a 8.(Oxfam-Ong).
Davos vem se aproximando mais de um quadro realista de desigualdade planetaria(Carta Maior-Economia - 16/01/2017).Isso é bom,embora pouco.
Que tal relembrar John Locke - o Iluminismo:vida - liberdade - propriedade são direitos naturais,são inalienaveis e irrenunciáveis.
Ou....direitos que não dependem da intervenção humana: direitos naturais;nenhum governo,nenhuma autoridade tem competência para negar certos direitos que são de todos os seres humanos(Jusnaturalismo).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: