quinta-feira, 1 de junho de 2017

Oceanos e Mares - sinal vermelho

Quando se trata de saber mais para preservar mais,e assim utilizar de forma sustentável todos seus recursos disponíveis,esbarramos nas poucas informações dos meios de comunicação na divulgação das ações humanas sobre os oceanos e mares.
Lembramos que 71% da superfície da terra é coberta por água em estado líquido e desse total,97,4% está nos oceanos em estado líquido.
A ONU através,através Desenvolvimento Sustentável número 14,envida esforços para aumenta a conscientização sobre a vida marinha,conservação e uso sustentável dos seus recursos e dos recursos marinhos dos oceanos e mares.
POLUIÇÃO MARINHA e suas principais causas: vazamento de petróleo,de combustíveis e produtos químicos em navios e plataformas de exploração petrolífera com acidentes em oleodutos e afins.Lancamento de lixos por pessoas embarcadas ou nas orlas marinhas,Lancamento irresponsável de esgoto doméstico ou é industrial sem tratamento e deposição de resíduos radioativos.
A próxima ODS n. 14 deve ter como meta o manejo dos ecossistemas marinhos e costeiros,reforço a resiliência,enfrentamento da acidificarão dos oceanos,regular a pesca e fiscalizar a pesca ilegal.Ajude,divulgando essas ações sobre oceanos e mares,é um dos únicos caminhos para pressionar autoridades do setor em nível mundial.Desta forma podemos fortalecer a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Os recursos pesqueiros utilizados comercialmente atendem mais de 3 bilhões de pessoas que deles retiram sua principal fonte proteica.
Queda nos estoques de pescados entre 1974 e 2013.
Essas estatísticas de captura podem contribuir e sugerir quotas realistas e fiscalizáveis.Implantar a Lei do Mar é uma necessidade urgente e ratificà-la.Muitos países ainda não o fizeram,lamentàvelmente.
Não esqueça;
Oceanos e Mares proporcionam o equilíbrio da vida no planeta;
Principal regulador térmico do planeta.
Logo,conscientizar a sociedade civil mundial sobre os perigos enfrentados pelos oceanos e mares é urgente.Minimizar impactos das atividades humanas também.
Healthy,oceans,
HealthKit,planet. (2016)
No próximo dia 8 de junho comemora-se o Dia dos Oceanos,data criada durante a Rio-92(Rio de Janeiro-Brasil),a ONU desde 2008 oficializou está data.
Fontes;Prof.José Eli da Veiga-IEE e FEA/USP.
https nações unidas.org/wp-content
www.sustentaculos,pro.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: