quinta-feira, 25 de maio de 2017

Florestas vão resistir a saga humana?

Florestas são áreas com alta densidade de árvores,segundo o PNUMA(Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente),cerca de 1,6 bilhão de pessoa(2016)ganha a vida com alguma atividade ligada à Florestas:60 milhões de indígenas dependem exclusivamente das florestas para a suas subsistências,além de habitat natural de animais e plantas.
O maior inimigo dessas formações arbóreas ê o desmatamento ou desflorestação pelas atividades humanas; agropecuária- agricultura e pastoreio,mineração,urbanização crescente,queimadas acidentais ou intencionais - as consequências são devastadoras para a biodiversidade,acentua as inundações e intensifica o efeito estufa,tudo em nome das atividades produtivas e econômicas.
31% da superfície terrestre ainda é coberta por florestassem vários graus de conservação.
22% delas ainda são intocadas.
O que se propõe?
A sociedade humana pode mudar esse paradigma e está mudando,mas é preciso muito mais;
Manejo sustentável deste patrimônio vegetal, senão,o irreversível; perda do habitat natural,morte extinção dos tipos endêmicos,falta de água,perda do solo por erosão,desertificação e o efeito estufa.
Apoiar essa causa,como o desmatamento zero,consumir produtos de empresas com responsabilidade ambiental,propagar conhecimentos sobre o desmatamento e estar atento aos posicionamentos políticos relacionados às questões ambientais em termos de governantes,quanto em termos de ação.
A conscientização feita desde a infância até a vida adulta,nas escolas,empresas,ONGS,é a saída.
No Brasil,um país que ainda possui um patrimônio florestal gigantesco,embora seriamente ameaçado pela agropecuária,em busca por mais solo fértil,mais espaço para criação de animais,a indústria madeireira,a especulação imobiliária colocam em riscos o que sobrou da Mata Atantica e da fantástica Floresta
Amazônica;falta de fiscalização dos governos municipais,estaduais e federal quanto o cumprimento das leis ambientais que existem e são excelentes,assim a morosa justiça brasileira não pune ou demora para fazê-lo.
Em tempo; no Brasil dos dias atuais,cabe um antigo dizer;" a mentira tem pernas curtas,mas também andam e podem ir muito longe.Nao é de hoje que elas caminham pelo país".
Paz e Bem!
Prof.Vilmar





Nenhum comentário: