quinta-feira, 11 de maio de 2017

Refugiado do clima,um migrante desamparado.Até quando?

Se são refugiados do clima,pensam alguns,eles não deveriam ser um problema internacional e,sim,um problema dos próprios países de origem.Lembre-se que são os países ricos os grandes responsáveis pelo aquecimento global e deveriam arcar com os prejuízos causados pelo clima nos países mais pobres(População sustentável WordPress.com).
Os refugiados do clima,não gozam de qualquer Estatuto Jurídico,como acontece com os refugiados políticos (Convenção de Genebra,1951),há uma tentativa através da Nansen Initiative,Genebra,2012,um organismo suíço/norueguês.É preciso reconhecer juridicamente essa questão,inclusive responsabilizando os responsáveis do passado e do presente,os causadores dessa migração.São causas:Colonialismo/Neocolonialismo-globalizacao-mudancas climáticas.
Do colonialismo: ocupações militares e domínio político,tráfico de escravos,saques dos recursos naturais,exploração dos conflitos étnicos para obter vantagens,criação de fronteiras arbitrárias entre outras causas para explicar conflitos e migrações internas e externas.
Do Neocolonismo: um modelo de exploração do solo e dos recursos naturais,tudo em nome de investimentos estrangeiros e mercado externo.
Globalização: um mundo girando girando em torno da americanização e europeização; mercado único,bens unicos(idênticos em todos os países),canal dominante de informação único (Internet),culturas e línguas únicas,pensamento econômico único.Propaganda inundam os países menos ricos com ostentação de mercadorias,estilo de vida atraente,aparentementemente acessivel a todos e sempre associado a felicidade é a alegria.
Mudanças climática:seus efeitos atingem as populações mais sujeitas a essas mudanças e que são os que menos a causaram,porque seus habitantes emitem muito menos gases do efeito estufa de que os países ricos emitem.Não esqueçamos das emissões históricas desde o início da Revolução Industrial.
Não há dúvida,sobre a desproporção nas responsabilidades entre países ricos e países pobres- é preciso corrigir e compensar essa contabilidade,atribuindo responsabilidades sobre as emissões de gases do efeito estufa.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: