quinta-feira, 20 de julho de 2017

2016 marca um novo ciclo na ordem mundial e seus protagonistas

O ano de 2016 marcou com a Inglaterra e os Estados Unidos,os mais velhos Estados Constitucionais do mundo,a restaurarem uma linha nacionalista e protecionista,o Brexit e o governo Trump e suas prioridades.Essas tendências também se fazem sentir na Europa Ocidental,com os Partidos Políticos nacionalistas e eurocéticos que não param de crescer e ganhando novos eleitores,Dinamarca,Países Baixos,Áustria e outros.Outra característica é a tendência ao autoritarismo,Rússia e Turquia,Hungria e Polônia estes, com barreiras às políticas de imigração da União Européia.
Hoje são muitas as contradições ideológicas,geoeconômicas e geopolíticas que afetam o mundo,isso apenas no Ocidente,Europa e América do Norte para não falar,neste momento,da Ásia,África e América Latina,com seus protagonistas e coadjuvantes tradicionais.
O embate atual envolve,entre outros;
Democracia X Autoritarismo - Globalistas X Nacionalistas - Ricos X Pobres.
Neste cenário,até porque foi o maior protagonista,o mundo sempre criticou a política dos EUA,pela hegemonia econômica e militar após a Segunda Guerra Mundial,pela liderança no bloco capitalista no mundo bipolar e até pelo que não era.
Hoje o mundo enfrenta outra realidade:a liderança menos marcante dos EUA é uma delas.Quem o substituirá?Ou não haverá substituição,e sim novos parceiros e aliados.Quem sabe?
Como protagonista que sempre foi,independentemente dos compromissos com as organizações globais,o atual governoamericano republicano,introduziu a ideia"América Primeiro":investimentos,geração de emprego,empresas americanas em solo americano,imigração,ilegais no país,refugiados,acordos de econômicos,programa nuclear,alterações climáticas,promessas republicanas para serem cumpridas após a vitória de Trump.
Em geopolítica,ordem mundial significa,a correlação de força entre Estados Nacionais.Quem se habilita?
Neste século (XXI),o protagonismo está no capitalismo como sistema econômico,com vários concorrentes fortes:União Européia,China,Japão.
No tecnológico,vários centros mundiais,EUA,Japão,Alemanha,Coreia do Sul.
No militar: EUA e coadjuvantes.
Uma ordem mundial pode ser duradoura mas não é definitiva.Uma ordem mundial é transitória.
Se no século XX havia duas proposta de modelo econômico(capitalismo e socialismo/comunismo),agora não,o que era Bi,tornou-se Multipolar.
Os atores do século XXI,apresentam traços diferentes de outras épocas: nem pós-guerra fria nem uma reedição ou tampouco uma neo guerra fria.
O que virá?Vamos aguardar.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: