quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cúpula das Américas - problemas comuns e a busca por soluções.

A Cúpula das Américas que envolve 35 paises das Américas,teve o seu encontro nos dias 13 e 14 de abril do corrente em Lima (Peru) em sua 8 edição; o tema desta Cúpula: corrupção,governo americano e Venezuela e seus desafios mais urgentes.Ausência da Venezuela(desconvidada) e do Presidente norte americano.
Buscar soluções e desenvolver uma visão compartilhada dos problemas que envolve os países da região - definir e alcançar metas.
A Primeira Cúpula ocorreu em 1994 em Miami(EUA) quando foi criada a ALCA(Área de Livre Comercio das Americas).



Há 70 anos(1948) David Ben Gurion redigiu e declarou a Independência de Israel(18 de abril no calendário judaico ou 14 de maio no calendário gregoriano).
São 70 anos de um país que já foi uma IMPOSSIBILIDADE.
Mudanças em seu mapa e o seu traçado atual ainda tem flancos de discórdia - o Peace Now: Paz é dificil,mas possível.
Desafios:
Reconhecimento do Estado de Israel pelos Palestinos.
Aceitaçào do direito dos judeus de terem o seu país ali.
Garantias de segurança.
Jerusalém como capital indivisível de Israel.
Criação do Estado Palestino com Jerusalém como capital.
Retorno das fronteiras anteriores à 1967.
Fim dos assentamentos judaicos.
(Fonte: Folha de São Paulo 18 de abril 2018).
O brasileiro Oswaldo Aranha(1894/1960) presidiu a histórica Assembléia Geral da ONU que criou o Estado de Israel.A resolução previa também a criação de um Estado árabe,ainda inexistente.

BRICS - África do Sul
Na III Cúpula de 2011,foi acrescentada a letra S no acrônimo - assim um representante geográfico do Continente Africano no BRICS.
O quedro:
"Estados emergentes com civilizações milenares".
A Africa do Sul,apesar das diferenças culturais,politicas e sociais marcantes e não se encontrar no centro do sistema de poder,tem importância relevante no cenário africano e internacional.
No aspecto politico,desde o fim do Apartheid,a democracia vem se consolidando e a questão racial,embora ainda tenha que avançar,não mais acarreta instabilidade interna capaz de levar à conflitos e nem tem problemas graves em suas fronteiras.
O IBAS(India,Brasil e África do Sul),estabelecido em 2003 formam o grupo de emergentes que se consideram democracias multi étnicas e multi raciais(Declaração de Brasilia-2003).
A África do Sul no BRICS,tira o continente africano da periferia do sistema mundial do poder - África é a última fronteira de recursos do mundo.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: