quinta-feira, 12 de abril de 2018

Num mundo cada vez mais global,mais subcidadãos.

O sistema capitalista como se apresenta nos dias atuais,não consegue prover o sustento mínimo de toda a população do planeta; é um modelo concentrador é excludente,assim exclui a maioria dos povos.Num mundo cada vez mais global,o acúmulo de capital produz uma queda dos rendimentos do trabalho assalariado e estimula uma distribuição da renda em favor dos rentistas(classe social que detém a propriedade do capital financeiro).
Assim,a pobreza estrutural atinge uma populaçào Economicamente marginalizada,socialmente excluída e politicamente destituídas dos seus direitos básicos - é o subcidadão.



Ajuste fiscal,na maioria dos países com sérias dficiências e desigualdades sociais pode contraír o crescimento,restringer a receita,gerardesemprego e acelerar a ampliação da pobreza.Os cortes e contingenciamentos sobre programas e ações que poderiam atenuar as perdas dos mais pobres,agravam a questão.


No Brasil,em especial,as desigualdades ao longo da história,ampliaram a desigualdade de renda,de condições sociais e oportunidades de trabalho - são esses os elemetos que configuram o conceito ,aliás polêmico,de disparidade.Ainda persiste uma grande concentração de mercado,dinheiro e poder,lamentàvelmente!


BRICS - India
É destaque na produção mundial em manufaturas,serviços e na indústria tecnológica,com uma ótima posição no ranking mundial.Motivo:qualidade de suas Universidades e a formação de profissionais neste segmento - Bangalore(sul)Vale do Silício da Índia.
Apesar de seus baixos indicadores sociais,da pequena renda per capita,da população predominantemente rural.
População numerosa é muito pobre.
O PIB não representa melhora de distribuição de renda - um desafio para a Índia - 1/3 da população é miserável sem comida e nem onde morar,em números absolutos 400 milhões de pessoas!
Os setores econômicos mas desenvolvidos no país,fizeram aumentar as desigualdades já existentes. - pessoas com maiores níveis de escolaridade,maiores salários.Mão de obra baixa qualidade é barata,bom para o investidor,ruim para a população local,o resultado é negativo.
Índia,um país muito desigual,além do predomínio do pensamento do lucro inconsequente - os "párias" estão fora das estatisticas indianas.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: