quinta-feira, 5 de julho de 2018

Bali - terra dos mil templos.

Se a Indonésia é um país muçulmano,Bali é uma ilha deste arquipélago com um religião diferente - Hindu-Balinês - onde as oferendas aos deuses é praticada diariamente.Esta ilha,que é uma entre 17 mil do Arquipélago,tem uma cultura própria muito rica,tem uma visão diferente da vida onde suas oferendas são comuns nas ruas para seus deuses; cortejos,celebrações de datas religiosas e da morte - os templos são numerosos.
Bali,com seus 4,2 milhões de habitantes que vivem num território de 5.780 Km2 tem uma elevada densidade demográfica com uma mistura de moradores,templos e paisagens naturais,especialmente suas praias.Aqui,todos são descendentes de rei,sacerdote ou artistas e por isso que os balinenses são tão orgulhosos e inteligentes.No século XVI uma rebelião islâmica varreu a região e a realeza hinduísta refugiou-se em Bali - Êxodo de Maja Pahir,conta a história.
A cultura balinesa é um rosário de complexa organização social/religiosa; tarefas,papéis e cerimônias - uma trama de costumes.Cada vilarejo tem o Banjar - organização que administra por consenso as decisões políticas,econômicas e religiosas dos vilarejos.
São famosos os seus terraços de arrozais, principal atividade agrícola da ilha junto com o turismo.
Em Bali,o coletivo é mais importante que o individual.Vivem um ciclo constante de oferendas e rituais com ordem e intenção retas.

Futebol e agora a Copa do Mundo,ajuda as pessoas a conhecerem um pouco mais o mundo é pensar sobre ele - as pessoas aprendem com as outras - ficam  sabendo um pouco mais sobre a história de outros países,ainda que superficialmente - cria vínculos passageiros.

Futebol não é igualitário,embora seja um dos menos desigual.Revela suas mazelas.
Um campinho de terra,areia,grama ou na rua é muito pouco,para ser igualitário como se imagina.
Ou não?
O símbolo da águia albanesa - fez o mundo lembrar dos Balcãs,da Ex- Iugoslávia,do Mal. Tito,e do Kosovo.Um lugar que foi subjugado e vítima da violência.
Paz e Bem!
Prof. Vilmar



Nenhum comentário: