quinta-feira, 26 de julho de 2018

Corrupção - inerente à sociedade humana.

No mundo atual,a questão da corrupção está em evidência,uma prática em qualquer modelo de sociedade,independentemente do sistema político e econômico.Ela aumenta o desencanto,sobretudo com a política.
Considerada como um dos maiores males da democracia,suas consequências são nefastas,abominável.
Shakespeare em "medida por medida",destacou essa problemática conforme o fragmento abaixo"Uma coisa é ser tentado e outra coisa é cair na tentação.Não posso negar que não se encontre num júri,examinando a vida de um prisioneiro,um ou dois ladrões,entre os jurados,mais culpados do que o próprio homem que estão julgando".A justiça só se apodera daquilo que descobre.
Que importa as leis que ladrões condenam ladrões?(Círculo do livro,1994).
Corrupção política,é o uso do poder público para proveito,promoção ou prestígio particular,ou em benefício de um grupo ou classe,constituindo violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral.
Concordar com atos de corrupção,dificulta o combate à corrupção.Os problemas éticos enfrentados por uma sociedade,estão concentrados na cultura dessa sociedade.Escola ensina,família educa,logo...


No mundo atual,pós global,as fronteiras para o capital permitiu uma maior integração entre as Nações do mundo,mas por outro lado aprofundou as desigualdades entre pobres e ricos com a criação de barreiras que não são símbólicas,são cada vez mais fīsicas entre territórios nacionais e dentro dos territórios de uma mesma nação.Alguns exemplos; muros,arames farpados,câmaras de TV,escutas,mar mediterrâneo etc.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: