quinta-feira, 19 de julho de 2018

Brasil;Onde estão esses jovens!

16% dos jovens na faixa etária de 15 a 17 anos estão fora da escola (Fonte:MEC;Sinopse Estatística da Educação Básica 2017 e PNAD 2015).
Uma dura realidade.
Intelectuais afirmam que só a educação dá jeito no Brasil.Nós temos certeza.
Quem está matriculado na educação básica enfrenta a estagnação e a baixa qualidade do que é oferecido na rede pública e privada.Há exceções,poucas é verdade.
Evasão escolar outra dura realidade.
Sugestão de leitura para entender parte da realidade que vivemos,leia; Abusado - O dono do morro Dona Marta.Caco Barcellos.Ed.Record-Rj/Sp-3a.Edição.

CHINA;O protagonismo é uma realidade.
Grande extensão territorial,imensa população absoluta; dois ingredientes essenciais para atingir objetivos maiores.
Tem mais,muito mais;uma economia voltada para as exportações,induzidas pelo capital estrangeiro nas ZPES que hoje abrigam 2/3 do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo,parcerias entre chineses e outros,europeus,asiáticos e norte americanos.
As reformas ocorridas na China após a Revolução de 1949;
Criação das ZEEs.
Controle de natalidade.
Abertura controlada para o capital estrangeiro.
Políticas de redistribuição de renda.
Exportação de capitais a partir de suas grandes estatais instaladas em países pobres,sobretudo africanos, na infraestrutura,no setor de minérios,principalmente no petróleo,o setor mineral,está associado ao crescimento industrial e a consequente demanda de fontes de energia e outros minérios.
A abertura econômica da China acabou com o coletivismo dos tempos de Mão Tsé Tung.com Deng Xiao Ping - abertura econômica a partir de 1978, o paradoxo entre totalitarismo político e a adoção de liberdade de mercado,tem desgastado as instituições do poder,que ainda recorrem ao exercício da força para conservar o poder.
A China não é coadjuvante.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar





Nenhum comentário: