quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Núbios:sempre fizemos parte do Nilo e das tamareiras.

Os Núbios,um grupo étnico muito antigo desde os tempos faraônicos,e até foram os próprios,sempre viveram ao longo do célebre rio Nilo,à sua montante e em território do Sudão atual.São conhecidas como "talgeer" ou exílio.De pele mais escuras que os egípcios,tem uma língua é uma cultura próprias.São muçulmanos com tradições católicas,falam o núbio e o árabe e hoje constituem uma população de 3,5 milhões de habitantes e que buscam pela afirmação da identidade e herança diferentes em meio a maioria árabe.
Faraós negros?
Os Núbios são do 1o. Reino de Kush ou Koush,(Sudão atual)entre 1.100 e 250 a.C., os reis da Núbia,civilização Africana,se desenvolveu no que hoje é o atual Sudão do Norte.Neste período,a Núbia tinha deixado de ser colônia do Egito e se tornado um império - O Império de Napata.
Em 760 a.C. Os Núbios conquistaram os territórios egípcios e estabeleceram a 25a. Dinastia dos Faraós - conhecidos como "Faraós Negros".
Os Núbios,mais do que escravos,governaram o Egito,NÃO mais escravos,mas Faraós,e dessa forma

deixaram sua marca na cultura egípcia.Talvez a mais antiga civilização da África com origens pré-históricas.
Na atualidade nos Núbios sonham com o reassentamento de suas aldeias originais - no passado recente(século XX), a construção do reservatório de Assuã,e a criação do lago Nasser,inundando suas terras no rio Nilo,suas as aldeias foram deslocadas mais ao norte.
Pela nova Constituição egípcia,promulgada em 2014,ela reconhece os Núbios,como um grupo étnico e se compromete a organizar seu retorno às terras tradicionais até 2024.
Em tempo;
O vínculo dos Núbios são tão fortes com o rio Nilo que em suas águas,além de fertilizar o solo,fornecer àgua para as aldeias, era utilizado para batizar seus filhos,banhar os noivos antes do casamento e nos dias sagrados,ofereciam pratos com comida para os míticos guardiões do rio.

Para refletir.
Quantas vezes tivemos oportunidade de estudar ou ler sobre o povo Núbio?
A carência deve ser vista como uma visão seletiva pelo mundo ocidental ou não?
Para muitos,a colonização do continente africano pelos ocidentais produziu alguns estereótipos: atrasados,selvagens e até incivilizados.Seria uma visão seletiva?Culpa da escola?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: