quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Homeschooling

Educação domiciliar,ensino doméstico,educação no lar.
É a educação das crianças em idade escolar sob acompanhamento dos seus pais,substituindo em tempo integral,o atendimento em uma escola(Lines,1999,p.4).
John Holt,professor e escritor americano,criou no século XX,na década de 70 essa alternativa de aprendizado;aprender de forma natural e espontânea; criança deve ter liberdade de decidir as suas atividades educativas no dia a dia: como ter contato com a natureza,treinar habilidades na cozinha,ir a biblioteca,ler ao ar livre,conversa com os amigos na porta de casa,brincar no quintal,encher o pneu de ar da bicicleta,claro escrever sempre,de forma livre,falar,ouvir,interpelar,questionar livremente.
"Aprender para mim significa compreender o mundo à nossa volta e ser capaz de fazer mais coisas nele.Ter sucesso na escola significa lembrar das respostas às perguntas dos professores,tornar-se hábil em adivinhar as perguntas que farão e enrolá-los quando não se souberem as respostas" John Holt.
"A maioria dos homens têm o seu direito de aprender cortado pela obrigação de frequentar a escola,adquirimos a maior parte dos nossos conhecimentos fora da escola"Ivan Illich.
Essa modalidade alternativa teve seu início nos Estados Unidos e hoje tem sido aplicada e difundida em todo o mundo:Europa,Ásia,Canadá, México,Egito,Brasil.na busca pela qualidade dos conhecimentos e aprendizagem cultivadas no seio familiar.
Benefícios da modalidade;
Acompanhar de perto o desenvolvimento escolar.
Evita o bullying.
Flexibilidade do horário.
Sem pressão,provas,testes.
Ensino além dos livros.
Desvantagens da modalidade;
Preparo dos pais
Rotina programada - passo à passo
Relação emocional pai/filho - "jogo de força".Desvantagem do filho.
Chances no mercado de trabalho.
Acelera o processo de aprendizagem
Aprender é uma açào com consequências - todo conteúdo será útil em algum momento.( Eloisa Lima - Psicopedagoga/Mestre em Neurolinguistica - UFRJ).
Saiba mais;
Bibliografia:
Os intelectuais da desescolarização:John Holt e Ivan Illich num diálogo político e pedagógico - Dra.Fabiana Ferreira Pimentel.UFRJ.
Teach Your Own: John Holt,1981.
Deschooling Society:sociedade sem escola - Ivan Illich,1971.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: