quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Kofi Annan - um defensor da diplomacia e paz.

Comandou a ONU no período de 1997-2006 numa década de turbulências: guerras,autoritarismo,atentados.
Suas decisões muitas vezes foram questionadas e desacreditadas pelas potências mundiais mas jamais se deixou abater.Defensor intransigente do multilateralismo,mesmo quando pressionado pelas potências fundadoras da ONU - pagou um preço alto.
Durante o seu mandato,enfrentou; Atentados terroristas de 2001 nos Estados Unidos e o ataque ao Iraque sem o aval do Conselho de Segurança da ONU.
O norueguês Trygue Lie, o primeiro secretário geral da ONU(1946/1952 ) definiu essa função como "o trabalho mais difícil do Mundo".
O Conselho de Segurança da ONU,continua a ter cinco(5) países como membros permanentes e com direito de veto além de plenos poderes para decidir sobre questões de segurança internacional,são eles; EUA,Rússia,China,Grã Bretanha e França.É preciso mudar!
Kofi Annan,africano de Gana,brilhante diplomata,está na história mundial.Mudou de lado,apenas.


Onde estão e o que estão fazendo!
Segundo a UNICEF 61% dos 53 milhões de jovens que formam a população brasileira com menos de 18 anos são pobres e sofrem com diversos tipos de carência.Falta tudo; casa,comida,esgoto,proteção contra o trabalho infantil e muitos fora da escola.A saída está na
Escola,ela socializa,assiste e acompanha a saúde,protege contra eventuais maus tratos doméstico.
Deixar de matricular crianças e jovens,fere o Estatuto da Criança e Adolescentes e a própria Constituiçào Federal,configurando abandono intelectual,além de privar da diversidade e da tutela do Estado.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar






Nenhum comentário: