quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Potências geoeconômicas e geopolíticas.

No passado EUA,no presente China,no futuro a Índia: desafios
EUA - manter e consolidar a hegemonia geoeconômicas e política no ocidente,missão árdua principalmente em relação às suas alianças no continente europeu,comércio bilateral,OTAN e ONU,o crescente nacionalismo na Europa pode ser um divisor d'água nos objetivos norte americanos além das questões não resolvidas no Oriente Médio e a preocupante migração;está por sua vez é o principal traço da dinâmica demográfica mundial - a migração internacional que recria conflitos espaciais de diferentes ordens.Esse tipo de migração é explicado pelo aumento global do desemprego que gera a miséria nas Nações de baixo índice de desenvolvimento humano(IDH) - a Europa Ocidental é a porta de entrada desse contingente de refugiados - exige de todo o ocidente,inclusive dos EUA,muita cooperação para minimizar seus efeitos na sociedade européia.
Na China do presente,seus desafios são outros;
-Envelhecimento da população;Até recentemente,sua política era de"um filho por família"agora se permitem dois,há um vácuo entre gerações.
-controlar o êxodo rural e o inchaço das cidades.
-Evitar a desigualdade entre as classes sociais:diminuir a concentração de renda.
-Priorizar o bem estar da maioria da população,ainda distante,apesar dos avanços.
-Elevar o padrão de vida e consumo da populaçào.
-Reduzir a poluição.
-Criar um sistema de previdência social e saúde.
É mais;mudar o perfil de potência comercial para potência tecnológica.
Na Índia a maior democracia do planeta,o seu crescimento econômico atual é de 7,6% anuais,como uma população prevista para 2040 em 1,6 bilhão,deterá cerca de 15% do Produto Interno Bruto mundial.Segundo indicadores econômicos internacionais,será uma Grande potencial mundial de compra,transformar-se-à na 2a. Economia mundial depois da China.
Uma economia com extraordinário crescimento no setor de serviços.Diferente da China,que se estabeleceu no domínio do âmbito das manufaturas.Bangalore é o seu vale do silício - líder mundial em tecnologia.O país quer ser conhecido por algo mais que o "Out sourcing" de suas habilidades informáticas.
A Índia emerge com força nos diversos tabuleiros dos espaços marítimos dos oceanos Indico e Pacífico,junto com a Austrália,Japão e China(Ricardo Lagos Escobar,ex-Presidente do Chile).
É mais; o Hinduísmo é o grande fator de unidade nacional,onde se fala 17 línguas e 1.600 dialetos.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Li e recomendo: Filhos da Pátria, João Melo,Editora Record,2008.




Nenhum comentário: