quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Imigrantes e Refugiados; Peso ou oportunidade?

O mundo atual enfrenta um dilema:imigrante/refugiado; garantir direito de trabalho,ter um negócio,viajar,consumir e contribuir com impostos.Restringir o acesso ao trabalho ou liberdade de movimento,dificulta o potencial do imigrante/refugiado de serem contribuintes e consumidores e deixá-los dependentes da ajuda do Estado ou Organizações Humanitárias.
Segundo a ACNUR; Refugiado é o "imigrante" que sofre de fundado temor de perseguição por motivos de raça,religião,nacionalidade,grupo social ou opiniões políticas - A ACNUR incorpora as vítimas de crises humanitárias, com fome generalizada e ausência de acessos medicamentos,como refugiados.Com status de refugiados são 33 mil pessoas.O restante,17 mil,solicitaram rsidência.
O Brasil vive uma delicada situação: a entrada de aproximadamente 50 mil de vizinhos venezuelanos até abril de 2018.Trata-se,segundo a OIM (Organização Internacional de Migração),corresponde a 0,024% de uma população absoluta de 208 milhões de habitantes (IBGE 2018).


Brasil: no último dia 3 de setembro,o Ministério da Educação divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB).
No Ensino Médio;
-Das 20 Instituiçóes com o maior IDEB,sòmente 2, são públicas!
-NENHUM Estado brasileiro atingiu a meta do IDEB para o ensino médio!
Não hã novidades,esses resultados continuam preocupantes em todos os seus aspectos; social,econômico e político.
Nosso ensino médio segue com uma baixa qualidade.
Os dados obtidos é através;
Do MEC que leva em consideração as notas dos estudantes nas provas do sistema de avaliação de educação básica(SAEB) e os índices obtidos no censo escolar.



5 de setembro.
É comemorado o Dia da Amazônia,a maior floresta tropical do mundo,com a maior biodiversidade do planeta.
A data foi escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850,quando o Prīncipe D.Pedro II criou a Província do Amazonas(Atual Estado do Amazonas).
Não hã motivos para comemoração e sim para preocupações;
Desmatamentos ilegais causam desiquilibrios e crises ambientais globais.Até quando?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar










Nenhum comentário: