quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Plantations - tradicional sistema agrícola.

Um sistema de exploração colonial largamente difundido é praticado por espanhóis,portugueses,ingleses,inicialmente adotadas nas colônias latino americanas e Caribe, posteriormente na África e Ásia desde o século XV/XVI.
Monocultura de exportação,praticadas em grandes propriedades,monocultura tropical,com uma mão de obra barata,inicialmente escrava.
Causou danos irreparáveis para as populações autóctones.
Na Índia causou a fome,alterou o modelo social e produtivo,adiando ou atrasando a industrialização e a modernização da sociedade indiana.A Índia atraía a atenção de europeus,principalmente em razão das especiarias,acirrando as disputas comerciais entre ingleses,portugueses,franceses e holandeses na península indostânica,mas foi a Inglaterra que consolidou o seu domínio sobre a Índia,isso ainda no século XVII,primeiro visando o mercado externo,posteriormente o mercado interno,que ficava num segundo plano.Outras colônias européias também implantaram o plantation entre eles o Brasil.



Brasil e o IDH divulgado; 79 colocado entre189 paises!Nada para comemorar.
Lidera o IDH: Noruega com 0,953.O pior IDH está no Níger com 0,354.
Os Indicadores do IDH são:Educação(alfabetização e taxa de matrícula).Longevidade(esperança de vida ao nascer) e PIB per capita.
O IDH é uma alternativa ao PIB per capita,que considera apenas a dimensão econômicamente de desenvolvimento.
O IDH foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq com a colaboração do economista nudismo Amarthya Sen(Nobel de Economia em 1998).

O livro é uma das mais revolucionárias invenções do homem.No início textos gravados em tabuinhas de barro,depois em fibras vegetais e tecidos,papel e digital.Uma revolução.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Li e recomendo:Pantaleão e as visitadoras - Mário Vargas Llosa - Alfaguara.


Nenhum comentário: