quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Sociedade Indiana.

Índia de fortes tradições e cultura milenar,nas últimas décadas tornou-se um polo em tecnologia de informação,esse avanço repercute na economia e na sociedade indiana.Gerou,com a produção de softwares e serviços milhares de empregos,se por um lado acentuou ainda mais as diferenças sociais,por outro lado,tem obrigado,o desassistido a buscar maior qualificação.Onde?Na educacão.
Criou-se uma nova classe social,empreendedora e de perfil global,num país em que AINDA persiste a divisão em casta
Incentivos governamentais na formação de um grande número de pesquisadores no exterior,nos EUA, Canadá,Europa,Japão e que retornam ao país para atuar de forma inovadora e empreendedora,além de reproduzir seus conhecimentos aos seus conterrâneos,no trabalho,na Universidade.
A sociedade indiana possui uma grande diversidade étnica,cultural e social,pois o sistema de castas,apesar de oficialmente extinto,continua a segregar classes através de privilégios,preconceitos e costumes.
O milagre?Educacão.
A educação não resolve tudo,mas tudo passa pela educação.Ela tem muito a contribuir para uma sociedade mais justa e equänime.

Por outro lado,temos o Brasil,entre as maiores economias globais,com uma população menor,1/5 da população indiana,é o quarto país mais desigual da América Latina,apesar dos esforços para reduzir a pobreza e a desigualdade - os alunos,em geral,não aprendem o esperado e o sistema não garante sequer que a escola chegue a todos até o final do ensino médio.Os efeitos dessa situação; indivíduos sem formação de qualidade tendem a sofrer mais com o desemprego e os empregados recebem menores salários.
Isso interessa a quem?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: