quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Saúde e Demografia.

"Deter o crescimento da população em países com taxas de crescimento elevado deve ser feito através da melhoria nas perspectivas de quem nasce". Por isso é fundamental investir na infância desses países porque é a única forma de alcançar um tamanho populacional que seja sustentável"
(Hans Rosling).
Numa projeção demográfica mundial - em 2050 o planeta terá 9,5 bilhões de habitantes,dos nove países que concentrarão a metade do crescimento populacional até 2050,cinco são africanos;Nigéria,Rep.Democrática do Congo,Etiópia,Tanzânia e Uganda.
A redução da mortalidade,sobretudo infantil,com altas taxas de natalidade,se multiplica o número de crianças que chegarão a idade adulta - o crescimento populacional dispara.
"Ter menos filhos e cuidar melhor deles".Uma consequência normal do desenvolvimento.
Recentemente a FAO divulgou um relatório sobre a fome no mundo em 2017,amplamente divulgado pela imprensa mundial; Em 2017 UMA em cada NOVE do planeta foi vítima da fome (Estado de Segurança Alimentar e Nutriçào no  Mundo - 2018).Lamentàvelmente a maioria está na África e América Latina e Caribe,aqui, são mais de 39 milhões de pessoas.Além das crises econômicas,conflitos,fenômenos naturais(secas e inundações) são as principais causas da fome.
Malthus(1766/1834)afirmava que a fome - a falta de comida - era um mecanismo natural de regulação da população.Malthus subestimou o engenho humano,alimentos produzidos duplica uma e outra vez.
O problema é outro: o acesso dos mais pobres ao alimento.
Até quando isso vai continuar?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: