quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Brasil:degradação ambiental - desertificação e arenização,ameaças.

O processo de desertificação de uma área consiste na diminuição progressiva dos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos,que tornam- se inviáveis para a prática agrícola.
O uso inadequado do solo,os desmatamentos,as sucessivas queimadas e as monoculturas e sobrepastoreio são atividades que podem ocasionar a desertificação.
A desertificação altera todo o ecossistema com a modificação dos habitats e costumes da fauna e da flora.O uso inadequado e desenfreado dos recursos da caatinga e do cerrado,são nossos maiores riscos atualmente,nos clima semi áridos do nordeste brasileiro e tropical alternado (duas estações)no centro oeste.
Na Região Sul,a arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul,formação de bancos de areia,esgotando a área agricultável e a consequente perda da vegetação e nutrientes.Arenização não é desertificaçàoo,está ocorre em climas áridos e semi árido,logo não é o caso da arenização que no Brasil ocorre em clima subtropical.
Desertificaçào e Arenizaçào pode ser controlado,evitado é revertido - desde que haja envolvimento das autoridades governamentais e comunidades atingidas,são necessários investimentos para a sua contenção,os custos são elevados,mas compensam.


China e o controle de natalidade.
A China adotou a política do filho único em 1979, na tentativa de limitar o crescimento da população,houve algumas exceçóes nas zonas rurais - casais que são filhos únicos ou que tiveram filha mulher podem se candidatar a um segundo filho, e para 36 minorias étnicas não se aplica essa exigência.O sistema imposto mediante multas pesadas,mas que também recorreu com frequência as esterilizações,abortos forçados.O legado foi o envelhecimento populacional e um desequilíbrio em favor do gênero masculino na proporção de nascimentos.
Essa política do filho único não valeu para casais ricos ou abastados,o que gerou revolta pela discriminação.
Essa regulamentação foi mantida até 2016.


USMCA - novo acordo trilateral entre Estados Unidos,México e Canadá,vai substituir no futuro o NAFTA(Tratado Norte Americano de Livre Comércio) que está em vigor desde 1994.esse novo acordo vai estabelecer pela primeira vez regras para seviços financeiros e negócios digitais,mercados livres,comércio seguro.Vai fortalecer a classe média,criará novas frentes de trabalhos,novas oportunidades para cerca de 500 milhões de pessoas,que chamam a América do Norte de "lar."

Paz e Bem!
Prof.Vilmar.


Nenhum comentário: