quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Uma nova rota da seda,agora marítima - China.

"Colar de Pérolas" - uma rota marítima que liga os principais portos no Oceano Índico pela China; uma rota,um "cordão" de bases aéreas,portos comerciais,hubs,corredores energéticos ao longo das principais rotas petrolíferas do mar Vermelho,Golfo Pérsico até o mar do Sul da China e portos chineses no extenso litoral oriental da China.
Quem controlar o oceano Índico,vai dominar a Ásia - esse oceano é a chave no século atual e pode definir o futuro do mundo dos negócios.
"A crescente influência geopolitica chinesa através de seus esforços para incrementar o acesso a portos e aeroportos,que se estendem desde o mar do Sul da China,através do Estreito de Málaca e do oceano Índico,em direção ao Golfo Pérsico".Christopher J. Pehrson, tenente coronel da Força Aérea dos EUA.
Maior exportador de produtos industrializados do mundo - o intenso comércio marítimo da China,os produtos são embarcados em portos chineses e carregados pelo mundo.Por outro lado,é um dos maiores consumidores do mundo;especialmente matérias primas,produtos da agricultura e petróleo, o principal combustível da civilização moderna.
No passado, o 1o. Colar de Pérolas foi de Portugal - rota das Índias;controlavam o tráfico de escravos,ouro e especiarias.Dominio da costa ocidental africana e oceano Índico que no passado havia sido domínio exclusivo de Persas,Árabes,Hundus e Chineses.Portugal foi muito além,conquistou Málaca,as ilhas Indonésias,Timor,Macau,Formosa(Taiwan) e até o Japão(Cidade de Nagazaki-1571).
Dezenas de portos em territórios banhados pelo oceano Índico,estão sendo construídos com capital chinês - empresas e a administração chinesa estão presentes nessas concessões governamentais de países parceiros.


Nobel da Paz-2018
Nadia Murad,ativista da minoria étnica yazidi é curda.Autora do livro The Last Girl em parceria com Jenna Krajeski.Ed.Litle,Brown BookCrossin Group-2017.
Dênis Mukwege,ativista médico ginecologista é congolês,antigo Congo Belga,depois Zaire e hoje República Democrática do Congo.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Leitura: recomendo, Eggshell, de Catriona Lally,vencedora do Rooney Prize for Literature - Irlanda 2018.


Nenhum comentário: