quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O estratégico Oceano Indico.

Rota do principal combustível da civilização moderna.Qualquer potência interessada em petróleo deve prestar atenção ao Oceano Índico,dominá-lo é estratégico neste século.
O Oceano Índico abriga quatro "Chokepoint's"(estreitos marítimos);
Estreito de Ormuz - liga o Oceano Índico ao Golfo Pérsico - mundo persa ( Irã) e mundo árabe.
Estreito de Málaca - liga o Oceano Índico com o mar do Sul da China (muitas disputas por ilhas,envolve Singapura,Malásia,Indonésia e a China,principalmente.
Estreito de Bab El Mandeb liga o Oceano Índico com o mar Vermelho.Conflitos,pobreza e radicalismo é a marca do Iêmen,Djibouti e a Eritréia,além do estratégico Canal de Suez.
Canal de Moçambique - separa a ex-colônia portuguesa,Moçambique da ilha de Madagascar.Sua importância é fundamental para o Atlântico Sul e principalmente para o eixo do IBAS(Índia,Brasil e África do Sul e sua enorme relevância para o BRICS.

IEMÊN - guerra e a fome.
País do extremo sul da Península Arábica,às margens do Oceano Índico e do estratégico Estreito de Bab El Mandeb,enfrenta uma guerra brutal desde 2015,devastadora para a população civil - milhares de iemenitas vivem em insegurança alimentar,dependem de ajuda humanitária.Fome e a cólera.Crise ambiental,econômica e política.É o mais pobre país do Golfo Pérsico.
Predominantemente sunita e com apoio da Árabia Saudita enfrenta os Houthis,que são xiitas e tem o apoio do Irã,além de exigirem uma maior participação no poder e autonomia da província de Sadá(consideram a terra deles)além de proteger a religião zaidista e suas tradições culturais.Este grupo teve em 2004 sua primeira tentativa de mais autonomia.

Brasil e as eleíções de 2018.
No próximo dia 29 de outubro o Brasil vai acordar com um novo Presidente.Seja quem for; não leve nossas utopias e apostas sobre uma sociedade menos desigual.
Nosso maior inimigo é e sempre será a falta de esperança(Lilian Moritz Schwarcz,USP).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: