quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Disputas territoriais:Mar da China Meridional.

O Mar da China Meridional faz parte do oceano Pacifico,está situado no sul da República Popular da China,entre o Vietnã,Malásia e Filipinas.Uma disputas sobre suas ilhas,corais,atóis,bancos de areia,ilhotas,recifes que envolve vários países;Brunei,Malásia,Taiwan,República Popular da China,Filipinas,Indonésia,Vietnã e Cambodja.
Por suas águas passam mercadorias - 1/3 do transporte mercantil do mundo.Imensas reservas de petróleo e gás natural em águas profundas,além da pesca.
Não há nenhuma fronteira precisa e bem determinada sobre esse território,daí essa disputa pela soberania,sobretudo das Ilhas Spratly,Paracel e Scarborough Shoal,uma área de 400 mil quilômetros quadrados.
A ASEAN(Associação das Nações do Sudeste Asiático)vê com cautela essas disputas territoriais,sobretudo com. China,a maior interessada nessa rota comercial, que liga o oceano Pacifico ao oceano Índico, o chamado "Cinturão e rota da China" - uma rede global de comércio,cujo centro é o país.
Os EUA defendem o regime de águas internacionais e portanto livre para a navegação(Freedom of Navigation).


Ilhas Falkland's(Reino Unido) ou Malvinas(Argentina).
2018  - 36 anos depois da guerra pelo controle das Ilhas Falkland's ou Malvinas no Atlântico Sul, o governo britânico sempre justificou a posse enfatizando a identidade cultural manifesto no cotidiano da sociedade local;Igreja Anglicana e a língua inglesa,como língua oficial - valorização do nacionalismo por meio da defesa da identidade cultural;nas escolas também aprendem o espanhol,Faculdade pode ser cursada na Inglaterra.
Vivem aí,cerca de 3 mil habitantes de 62 nacionalidades,mas só 29 argentinos(g1.globo.com Adaptado).


WWF - Fundo Mundial para a natureza - Planeta Vivo.Relatório.
1970 - 2014, constatação deste período;
-redução no número de vertebrados selvagens(mamíferos,peixes,reptéis e anfíbios) redução de 60%!
--animais de água doce,uma redução de 83%,devido à superexploração,ás vezes involuntárias,e a perda de habitat.
Limites planetários:
-perda de espécies e o desequilíbrio dos ciclos de hidrogênio e fósforo,resultado do uso de fertilizantes e pecuária intensiva.
-degradação dos solos (ALERTA VERMELHO).
-acidificação dos oceanos e das reservas de água doce.
A maior floresta do mundo - a selva amazônica encolheu 20% em 50 anos,diante da sua SuBSTITUIÇÃO pela mineração,agropecuária e extrativismo.
Fazemos,todos,parte dessa história e também seremos responsáveis pelo seu final.
"O mundo não foi presenteado pelos nossos antepassados,mas emprestados por nossos filhos "( provérbio africano).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.



Nenhum comentário: