quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Fujisawa - cidade inteligente,verde e sustentável.

Ela existe,está localizada à 50 quilômetros de Tóquio,um núcleo urbano para cerca de três mil habitantes - Sustainable Smart Town - tecnologias limpas para reduzir os impactos sobre o meio ambiente,é uma inspiração para o mundo urbano neste século urbano.
Casas com painéis solares e um sistema informatizado de controle de consumo de eletricidade,veículos movidos por energia compartilhada pelos habitantes,postes de iluminação com sensores; acende e apaga com a passagem de pedestres,ruas exclusivas para transeuntes a pé e outras para carros,bicicletas,motocicletas.
Um estilo de vida;residentes compartilham,vivem,interagem,e trocam idéias por uma melhor cidade "smart" - energia,segurança,mobilidade,cuidados com a saúde e emergências.
Existe!
É possível outras Fujisawas.



Desigualdade,um tema inesgotável,"tirar mais do andar de cima para dar para o andar de baixo" - É preciso vontade política para enfrentar a pobreza e a desigualdade.
Na América Latina,África e Ásia as raízes da pobreza são expressas através da ineficiência das fontes de bem estar social a serem satisfeitos.O crescimento econômico é a maneira mais rápida de incrementar o bem estar social.
A desigualdade se expressa em diferentes dimensões na vida das pessoas;falta de educação de qualidade,maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho e acesso aos bens essenciais,inclusive os culturais.
Utopia;país rico é país sem pobre.




Reino Unido e a União Européia; uma questão a ser resolvida;
A Irlanda pertence a U.E. e a Irlanda do Norte ao Reino Unido.Como ficará a questão da fronteira entre as Irlandas?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.





Nenhum comentário: