quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Criméia - mais que um território.

Na geopolítica russa,a Criméia assegurada, permite sua passagem para o mar Negro e através do Estreito de Dardanelos e do Estreito de Bósforo e finalmente chegar ao mar Mediterrâneo.No século atual,numa nova ordem mundial,o poder terrestre e o poder maritímo se equivalem,e em especial,no caso Da Rússia o mar Cáspio e o mar Negro,sào vitais para os russos,significa à implantação de "rede de papelines"para escoar petróleo e gás natural.
Um pouco da história: A Criméia foi transferida para a Ucrânia em 19 de fevereiro de 1954,gesto simbólico por parte da ex- URSS - comemoração dos 300 aniversário em que a Ucrânia tornou-se parte do Império Russo.
Em 1991, quando a Ucrânia conquistou a sua independência,a Rússia aceitou que a Criméia continuasse parte de uma Ucrânia plural,política e linguística em seu território a parte ocidental da Ucrânia tem uma forte aproximação com o ocidente(Europa) enquanto que a sua parte oriental com a Rússia.
Sua reconquista pela Rússia,abre uma crise muito grande nos interesses da sociedade plural ucraniana da Criméia e por extensão na Ucrânia,essa península banhada pelo mar Negro.
Para os russos a distância tornou-se pequena para a chegar a Europa dependente das importações de combustíveis fósseis da Rússia.

Mundo desigual.
Fome e desnutrição - FAO,OMS e WPS- Programa Mundial de Alimentos(Fontes).
6% da população latino americana e caribenha passa fome,são 39,3 milhões de pessoas.Na África,21% da população,são 250 milhões!
Produzimos na América Latina,commodities alimentícias - logo,não há razão técnica,nem material.Existe falta de acesso aos alimentos.
O Brasil tem 5,2 milhões de desnutridos,embora colha 300 milhões de toneladas de grãos anuais!
Exclusão causa a fome, 2,4% de brasileiros não têm o que comer regularmente todos os dias!
5,6% dos brasileiros vivem com menos de US$ 1,90 ao dia!(Fonte IBGE e FAO).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: