quinta-feira, 9 de agosto de 2018

PISA - o Brasil e os seus resultados.

PISA é um importante instrumento para a avaliação internacional da educação básica.Os alunos brasileiros não só foram mal na média geral,como 61% deles não conseguiu chegar a última questão da primeira parte da prova - ISSO É A PONTA DE UM IMENSO ICEBERG.
O baixo desempenho reflete problemas mais profundos na educação brasileira;
Não é a preguiça ou descaso dos alunos ou a falta de motivação ou interesse,vai além;
Essa prova serve para quê?
Ela vai melhorar a minha vida?
Tem perspectiva de futuro se concluir bem os estudos?
Que tal pensarmos num outro viés;
No descrédito da juventude pelas Instituições?
No desemprego brutal?
E o Professor em sua grande maioria na escola pública,em especial;
Sofrem abusos; no salário,nas condições de trabalho,no reconhecimento pela sociedade,no seu aperfeiçoamento profissional.
Muitas vezes é obrigado a trabalhar em duas,três escolas.
Ano de eleições no País,vamos ter a oportunidade de ouvir candidatos em vários níveis;Presidente,GovernadoSenador e Deputados Federais e Estaduais.
Vamos ouvi-los.

Refugiados/imigrantes
Na atualidade a dinâmica populacional,as graves crises econômicas e políticas que ocorrem na África Subsaariana,tem feito com que as fronteiras de alguns países sejam palcos de afluxo de milhares de refugiados,produzindo a chamada "fronteira do caos"
Fluxos migratórios e suas intensificações,exerceram medos e preconceitos xenófobos,contribui para dificultar os procedimentos de determinação na condição de refugiados,reduzindo concessões de asilo.Dificil solução.Até quando o mundo viver essa negação do outro?


Napoleão Bonaparte;A vida de Napoleão Bonaparte por ele mesmo - André Malraux-editora siciliano).
Pág.80;
Não se pode fazer da riqueza um título.....quero até que existam ricos,pois essa é a única maneira de assegurar a existência de pobres...a sociedade não pode existir sem a desigualdade de bens,e a desigualdade não pode subsistir sem a religião...quando um homem morre de fome ao lado do outro que vive em abundância,é impossível que ele aceda a essa diferença,se não houver uma autoridade que lhe diga;"Deus quer assim;é preciso que haja pobres e ricos no mundo:mas depois,e durante a eternidade, a partilha será feita de outro modo".
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: