quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

COP 24 - Simplifique e vá!

A COP 24 em Katowice,na Polônia é mais um desafio para o mundo: colocar nos trilhos o Acordo de Paris,apesar dos ventos contrários.
Os desastres climáticos e seus impactos na saúde e na produção agrícola é real,portanto precisam ser enfrentados pelo mundo todo - simplifique e vá em frente!.
O Acordo de Paris,aceito por mais de 180 países,tem um objetivo: limitar o aquecimento mundial abaixo de 2 graus ou 1,5 graus em relação a Era Pré-Industrial.Os países ricos,são os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas,logo uma ajuda de 100 bilhões de dólares para os países pobres num programa de reduções nas emissões de CO2 até 2020 é mais do que necessário e está previsto no Acordo de Paris.
Nosso fracasso será lembrado pelas futuras gerações.
Um exemplo e um drama: Kiribati, pequeno arquipélago coralígeno,situado no oceano Pacifico,na Oceânia,(Micronésia e Polinésia ) - ilhas,atóis e corais,distribuídos nos quatro hemisférios(norte/Sul e leste/oeste),único país com esta localização em todo o mundo,sofre desde 1993 com o aumento do nível do mar que sobe entre 1 e 4 milímetros por ano - assim,essa ex colônia britânica com seus 33 atóis poderão ficar inundados no final deste século!
"Anote's Ark" - esforços para encontrar um novo lar para cerca de 100 mil cidadãos kiribatianos. Em 2006 o Kiribati pediu ajuda a Comunidade Internacional para evacuar o país antes que ele desapareça.Simplifique e vá!
O G20 e o discurso:Fortalecer o Acordo de Paris é irreversível;combater as mudanças climáticas,promovendo o desenvolvimento sustentável e crescimento - Buenos Aires 2018,discurso,apenas.
COP 24 - reduzir neste momento o carvão na produção de energia é negativo para o conjunto da economia européia e asiática,neste momento,pouco a fazer.Petróleo,caro.Gás Natural,caro,Usinas nucleares caras.Pouco a fazer,lamentàvelmente!Resistir é preciso,simplifique e vá!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: