quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Tibet - telhado do mundo I.

Um território que desde o século VII foi guiado pelo budismo,por Dalai Lama com funções políticas e religiosas.Um império pacifico,com uma aristocracia e suas elites,tradicionalmente ligadas às terras.
Numa análise prosopográfica das famílias nobiliárquicas tibetanas e suas relações de poder entre os "Tulkus","os grandes espíritos"da religião dominante,as elites locais sempre estiveram ligados junto aos representantes do poder imperial chinês.
A China sempre alegou ter evidências de que o Tibet lhe pertence desde os tempos ancestrais ou seja,o século XIII - essa situaçào só foi interrompida em 1912,quando a Revolução Republicana pôs fim ao Império Chinês,os tibetanos aproveitaram a confusão para expulsar os chineses e declararem a sua independência.Durou pouco,o Tibet voltou a ser anexado a China como província em 1950,apesar de viverem uma situação caótica;alta concentração de renda,onde prevalecia uma brutal desigualdade;o governo tibetano detinha 39,9% das terras,os mosteiros 36,8%,os aristocratas leigos 24% e os camponeses 0,3%!(Duarte Pereira).Foi contra esse estado de concentração econômica e política que as reformas encampadas pelo governo central chinês,na segunda metade da década de 1950.
Em 1959 ocorreu o grande levante da população tibetana contra o domínio chinês - ocorre o exílio do Dalai Lama,o líder espiritual e político na Índia.
Em 1963 o Tibet é reconhecido pela China como uma região autônoma.
O Tibet é uma região com índice de desenvolvimento humano e econômico com maior expansão nos últimos anos
Hoje: menos de 20% de analfabetos,em 1950 eram 90%! Mais de 3.000 escolas públicas de primeiro e segundo graus;Uma Universidade,3 Centros de Pesquisas;mulheres com direitos- 20% dos cargos públicos e 28% das vagas na Universidade.Aumento na expectativa de vida de 35 anos em 1950 para 65 anos em 1990.
Sugestão para leitura: Pereira,Duarte,"A polêmica sobre o Tibet",Anita Garibaldi,1999.


"Geração vai, e geração vem; mas a terra permanece para sempre...Levanta-se o sol, e põe-se o sol,e volta ao seu lugar onde nasce de novo...O vento vai para o sul,e fez o seu giro para o norte;volve-se e revolve-se na sua carreira e retorna aos seus circuitos...Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche;ao lugar para onde correm os rios,para lá tornam eles a correr" Eclesiastes.

BOM NATAL!
PAZ E BEM!
Prof.Vilmar









 

Nenhum comentário: