quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Tibet: telhado do mundo II - polêmica.

Um sonho de independência e autonomia - seu universo cultural é próprio e inclui não só a língua tibetana,como o budismo e a liderança espiritual de Dalai Lama.
Com a incorporação do Tibet pela República Popular da China em 1949,deu-se o início as tensões entre tibetanos e chineses.Resistir às inovações introduzidas pela China no Tibet x Valores tradicionais tibetanos; resistência X valores; tolerância X conciliação.
Tibet;Região Autônoma da China desde 1963;
Capital:Lhasa;
Área: 1 milhão e 200 mil Km2;
População: 2 milhões e 800 mil habitantes,incluíndo chineses da etnia Han;
Estado Teocrático subordinado ao poder central da República Popular da China;
Chefe Religioso e Político:Dalai Lama exilado na Índia;
As polêmicas;
*O Tibet é um país independente,invadido e ocupado pela China? Ou faz parte da China há 700 anos?".

*Antes da década de 50 o Tibet era um território pacifíco e feliz governado por monges ou penava sob um regime Teocrático,feudal,atrasado e cruel?

Um território com um imenso potencial; Caixa D'Água - nascentes dos rios Amarelo(Huang-o),Azul(Yang-Tsé),Mekong,Yarlung Zangbo(Bramaputra na Índia),Indo e Ganges(Índia).
Recursos Naturais: plantas medicinais raras de renome e base da medicina tibetana,recursos geotérmicos abundantes,com temperaturas da água próximo aos 90 graus!Abundantes minerais metálicos e não metálicos.
Na formação histórica da China,um país milenar,o único com aproximadamente 4 mil anos de história contínua e multinacional,integrado por 56 nacionalidades - por mais de uma vez,ao longo da sua existência foi unificada,dividida e reunificada.


2019 um novo ano e a vida que segue,com ou sem sobressaltos,depende.
"O mundo mudou,a política mudou.
Na década de 60 do século passado,havia um monte de gente saindo da escola onde haviam aprendido política com os professores que eram pensadores políticos e essas pessoas ocuparam as ruas.A política que aprendi,aprendi nas ruas,porque era parte do meio.E você?" Bob Dylan

Jakelin,7 anos e Felipe,8 anos - migrantes latinos,o mundo ficou sabendo,mortos!Um desastre que não foi extraordinário,sobretudo quando estão em jogo vidas.O mundo choca-se cada dia mais.Até quando?

Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: