quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Biodiversidade:investir na ciência,tecnologia e bioeconomia,um caminho seguro.

 O mundo precisa estar atento para as questões ambientais - solo,chuva,secas,CO2,pois precisa de alimentos e matéria prima,cada vez mais,desta forma,o único caminho viável é a produção sustentável.A biodiversidade e as florestas em pé,é a única(!?)saída para o médio e longo prazo.Assim,países do mundo que ainda!?detém um maior biodiversidade,e ainda!? são muitos,é o caminho para um mundo sustentável.

Produção sustentável com floresta em pé:captura CO2,fertiliza o solo,regula as chuvas.O Brasil,casa da maior biodiversidade do mundo,deve investir na ciência, na biotecnologia,na bioeconomia com um país que pode liderar esse caminho viável.

Amazônia: desmatamento/queimada,com níveis preocupantes pode atingir “um ponto de não retorno”savanização ou alterar o fluxo dos”rios voadores”que são formados pela floresta que garantem umidade para o centro oeste e sudeste brasileiro,onde está a maior produção agrícola do Brasil(Antônio Nobre-cientista).

Não há vacina contra a mudança climática.Os 20 países mais vulneráveis ao aquecimento global e aos desastres climáticos e meteorológicos necessitam de recursos financeiros na ordem de 42 milhões de euros|ano para responder às necessidades de adaptação aos novos tempos climáticos(Cruz Vermelha-OMS).

A COP 25 foi realizada em 2019 em Madrid,na Espanha,após o Brasil desistir de sediar o evento e o Chile,indicado como substituto,também.

A COP 26 será realizada em Glasgow-Escocia em novembro de 2021. A 

Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Sugestão para leitura:Pachinco.Min Jin Lee.Ed.Intrinseca 2020.

Nenhum comentário: