quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Separatismo:histórias para contar,sobre o colonialismo africano.

 Os primeiros movimentos separatistas no continente africano foram marcados por conflitos de todas as ordens,refletindo sobretudo na população mais frágil idosos,mulheres,crianças,produzindo mortes,migrações e mutilações- um preço muito alto.

AMBAZONIA - Camarões era uma colônia alemã.Após a 1a.Guerra Mundial e a derrota da Alemanha,a colônia de Camarões ficou sob o domínio britânico e francês.Dois novos donos!Em 1961,um referendo selou o futuro de Camarões britânico - o norte decidiu juntar-se à Nigéria.O sul aspirava tornar-se parte da República de Camarões- a ex-Colônia Francesa.Resultado;hoje a minoria da população fala inglês e reclama da marginalização em relação a maioria de origem francesa;duas Províncias de língua inglesa no oeste declararam,simbolicamente a Independência e proclamaram a “República da Ambazonia”- para os habitantes é a identidade da população é que conta.

TOGOLÂNDIA - Togo,ex-colônia alemã,foi dividida entre a Inglaterra(oeste) e a França(leste).Parte britânica uniu-se a Gana.As tensões no leste e no oeste de Togolândia ocidental,que faz parte da Organização das Nações e Povos não representados(UNPO),organização que representa interesses daqueles que não são reconhecidos como estados pela ONU- assim mais uma das inúmeras realidades ainda hoje vivida pelas populações africanas como consequência do colonialismo.

BIAFRA - sudeste da Nigéria,viveu o extremo,a guerra entre 1967/1970.Distribuir poder e receita dentro de um Estado.Centralizar em excesso pode marginalizar o povo - Biafra é um desses casos.”Secessão é um meio de exercer pressão para ser ouvido e ganhar peso politico”(historiador Toyn Falola Lotje de Vries,Universidade de Wageningen-Holanda).

ZANZIBAR - um Arquipélago no Oceano Índico que passou por vários domínios-Portugal,Sultanato de Omã,Grã Bretanha e foi um Sultanato Independente.Uma Revolução em 1964 levou o Arquipélago a fundir-se com Tânganica e formar a República Unida da Tanzânia.

Assim,povos se reconhece como nação! Ao pertencer,por imposição,a uma outra estrutura étnica,cultural ou religiosa leva a luta pela independência  política e econômica 

Paz e Bem!

Prof.Vilmar

Nenhum comentário: