quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Separatismo na África. - legado colonial.

 Movimentos separatistas na África foi o resultado dos processos de descolonização,remontam a era colonial - raiz de todos os movimentos.;Ambazonia(Camarões),Togolândia(Togo),Biafra(Nigeria),Zanzibar(Tanzânia).

Conflitos étnicos tem suas raizes no final do século XIX,com a criação das fronteiras artificiais,criando divisões entre tribos:”unindo”inimigos étnicos na maioria das vezes,aglutinando rivais num mesmo território;enquanto outros de uma mesma etnia ou de convivência pacífica foram separados.Gerou conflitos pela disputa do poder.

Conferência de Berlim/Congo,1894-95 e 1918(final da 1.a Guerra Mundial)juntaram povos e nações onde não foram levadas em consideração as peculiaridades étnicas e religiosas pelas potências européias.

Antes da colonização européia,a África foi caracterizada por grandes reinos com várias formas de organização social e política,com diferentes grupos étnicos,assim como é nos dias atuais.Nessa época a Europa mantinha uma relação econômica sobretudo com o norte africano,o comércio de produtos primários e escravos,que chegavam a essa condição devido às guerras internas,foram determinantes nessa relação África/Europa.

Autodeterminação dos povos - citados na Independência dos Estados Unidos(1776) e na Revolução Francesa(1789):Direito que povos tem de decidirem livremente sua situação política - vontade de viverem juntos sob um memo governo eas mesmas regras e pertencimento a um mesmo grupo.

Artigo número 1 da Carta da ONU: desenvolver amizade entre Nações baseada no RESPEITO aos princípios de igualdade de direitos,da autodeterminação dos povos e outras medidas ao fortalecimento da paz universal.

Paz e Bem!

Prof.Vilmar








Nenhum comentário: