quinta-feira, 7 de setembro de 2023

INANIÇÃO - já vivemos e corremos riscos num mundo controverso.

 Inanição uma arma invisível do genocidio,usadas muitas vezes na história humana;contra armênios em 1915,judeus poloneses em 1939,russos em Leningrado em 1941e cambojanos em 1971.(Mundo;Folha de São Paulo 1/9).

No século atual,só na África Subsaariana são mais de 237 milhões de pessoas em risco eminente!(FAO/ONU).Mudanças climáticas agravam a insegurança alimentar nesta região do continente africano;escassez de alimentos e preços elevados,40% dos orçamentos são destinados a alimentos caros e escassos.A pandemia e a guerra na Europa agravaram nesses impactos.

A insegurança alimentar avança;na região subsaariana apenas 1% da rua arável está equipada com sistema de irrigação,deixando a população à mercê das chuvas paralegal suas plantações.(IMF Blog).

Isso tende a piorar se não agirmos.A ciência afirma;SE(!?) o aquecimento global continuar os desastres serão ainda mais devastadores;destruirão vidas e meios de subsistência.Retomar a trajetória do controle das emissões até 2030 ainda assim o aquecimento global ficará num nível superior a 2 graus celsius!Paz e Bem!Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: