quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Petróleo-disputa global.

 As reservas de petróleo atualmente comprovadas devem durar pelo menos mais 50 anos.É possível a descoberta de novas grandes jazidas que podem adiar o esgotamento dos poços.É uma possibilidade que não deve ser descartada.

Fala-se no colapso das civilizações do petróleo desde a década de 70(preços internacionais dobraram em 1973!).solução era buscar alternativas e vai continuar a acontecer.Sinais de novos tempos?Não!

Hoje há alternativas mais baratas e seguras ambientalmente:

Acionar centrais térmicas para produção de energia elétrica Prover combustíveis industriais,prover combustíveis automotivos,prover matéria prima derivada da petroquímica, gás natural e nafta sintética.

A certeza que o petróleo pode ser substituído por outros hidrocarbonetos minerais ou similares de origem vegetal.

“A era do petróleo não acabará com um estrondo,mas com um suspiro”T.S.Elliot.

Uma pequena história interessante para o Brasil;Todo brasileiro conhece o brilhante escritor José Bento MONTEIRO LOBATO-um visionário a ser do Brasil.Foi um dos pioneiros a investir na extração do petróleo no Brasil.Tinha a convicção que o país tinha potencial para produzir o combustível necessário e manter-se independente do mercado estrangeiro.

Em 1927 Monteiro Lobato é nomeado adido cultural nós EUA pelo Presidente.Washington Luís.

Em 1931após experiências acumuladas nos EUA cria a CIA.Petróleos do Brasil.Iniciou a prospecção do petróleo no campo de araqua - hoje cidade de águas de São Pedro(SP),

Lobato é autor do livro; A luta pelo petróleo.

Fonte;Flat Out- petróleo e Boblioteca Publica de Curitiba.

Paz e Bem!Prof.Vilmar


Nenhum comentário: