quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Um mundo multipolar e sustentável

 A relevância nas relações internacionais na globalização e no crescimento do intercâmbio de informações,bens e serviços os internacionais amplia as atrações em diferentes áreas da política do direito e da economia internacional sobretudo das 20 maiores economias mundiais.Um exemplo muito atual e a presença no grupo das 20 maiores economia daUnião Africana e seus  54 países!Sinais dos novos tempos!

Alianças globais contra a fome,pobreza,mudanças climáticas estão nessa pauta - uma terra - uma família -um futuro - premissas para um fórum de cooperação internacional.

Sul global com liderança do Brasil,defende o multilateralismo global,reglobalização - múltiplos centros de produção no mundo e não apenas CONSUMO!Sim é possível!

Os interesses dos países do sul global;cooperação econômica,defesa do multilateralismo,alívio nas dívidas em relação aos credores internacionais,financiamento climático.

Países latino americanos,africanos e asiáticos;uma nova ordem internacional e seus desafios atuais;ciência,tecnologia e renovação nesse xadrez da geopolítica.Pobres,ricos,ideologias contrária.

Desigualdade estrutural como fator que explica a crise que assola o planeta

Transição energética e urgente-Cumprir o Acordo de Paris!

Reforma da ONU.

AErradicar a fome e a pobreza,nunca desde 1945,o planeta precisou de tanta ajuda!

 A hora é agora!

O tema será retomado na próxima postagem.Paz e Bem!Prof.Vilmar




Nenhum comentário: